Siemens cortará 7 800 empregos para economizar 1 bilhão de euros

A empresa promete que irá criar no futuro outros 11 mil empregos

O grupo tecnológico alemão Siemens informou nesta sexta-feira que cortará 7 800 empregos no mundo todo, 3 300 deles na Alemanha, para economizar um bilhão de euros até 2016.

A companhia alemã acrescentou que investirá este valor em iniciativas de crescimento, produtividade e inovação e criará no futuro outros 11 mil empregos, 1 500 deles na Alemanha.

O presidente da Siemens, Joe Kaeser, disse que com esta nova redução de pessoal se encerra a reestruturação da empresa, anunciada em outubro de 2014.

A diretora de recursos humanos, Janina Kugel, disse que foram iniciadas conversas com os representes dos funcionários na Alemanha para encontrar soluções socialmente respeitosas e evitar demissões forçadas.

A empresa alemã prevê que o número de empregados globalmente permaneça estável pois irá contratar mais de 11 mil funcionários no mundo todo nos quatro primeiros meses deste ano, dos quais 1 500 pessoas serão na Alemanha.

Kaeser disse em comunicado que o corte de empregos permitirá levar a Siemens a um ritmo de crescimento sustentável e melhorar sua competitividade.

A Siemens vai investir em 2015 mais de um bilhão de euros, dos quais 400 milhões de euros serão em vendas, outros 400 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento e 300 milhões de euros em ativos tangíveis.

Além disso, a Siemens quer acelerar os processos de decisão dentro da companhia e eliminará níveis intermediários e dará mais responsabilidade para regiões e divisões.

Estas medidas devem aumentar a produtividade em 1 bilhão de euros, a maior parte até 2016.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.