Podcasts no Spotify vão receber 100% da renda gerada com assinantes

A intenção do app de streaming é se tornar mais atraente que o concorrente Apple Podcasts

O mercado de podcasts estará aquecido nos próximos anos, e um forte indício nesse sentido é o anúncio de que, na próxima semana, o Spotify lança um serviço de assinaturas de podcast.

Ainda não foram divulgados os valores dos planos, mas a plataforma de streaming parece estar empenhada em convencer os produtores de conteúdo de que será o melhor canal para ideias exclusivas. Para isso, vai retornar aos parceiros 100% das taxas de assinatura. Para ficar claro: o Spotify não captará nenhuma parte da receita de assinatura de podcast.

Ao que parece, trata-se de uma estratégia para ser mais atraente do que a Apple, que na terça-feira, 22, anunciou para o próximo mês, um modelo de assinaturas de podcasts, mas onde a empresa do iPhone fica com 30% das inscrições.

Atualmente, o Spotify não permite que os clientes paguem por assinaturas por meio de compras no aplicativo da Apple – e o Spotify tem sido um crítico veemente das políticas da App Store da Apple, que incluiu apresentar uma queixa formal à União Europeia alegando comportamento anticompetitivo.

O Spotify informou ainda que vai testar uma aba especial para que os podcasters liberem materiais exclusivos para apoioadores, algo similar ao que o YouTube faz na seção "membros".

Em conjunto com o lançamento, o Facebook planeja lançar uma versão integrada do reprodutor de áudio do Spotify em sua rede social – um projeto chamado “Project Boombox” – que começa na próxima semana e deve fornecer acesso à músicas e podcasts diretamente do aplicativo do Facebook. Toda essa movimentação faz parte de um abraço mais amplo de recursos sociais de áudio e mensagens de áudio que o Facebook anunciou recentemente, e que deve fazer frente ao ClubHouse.

 

 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.