Pesquisadores testam primeiro avião elétrico que recarrega bateria durante voo

Assim que entra na velocidade de cruzeiro, a aeronave usa um gerador elétrico, da mesma forma que um carro híbrido

O primeiro avião híbrido capaz de recarregar sua bateria durante um voo foi testado pela universidade de Cambridge, na Inglaterra, e apresentado nesta quarta-feira (14).

A aeronave utiliza um "sistema paralelo de propulsão híbrido-elétrica", no qual um motor elétrico trabalha junto de um motor a combustão para movimentar a hélice.

Segundo os engenheiros de Cambridge, o avião híbrido consome até 30% menos combustível do que um modelo convencional com motor a combustão.

O principal avanço do avião, porém, é o fato dele conseguir recarregar as baterias de seu motor elétrico em pleno voo.

"Apesar dos carros híbridos existirem há mais de uma década, o que tem atrapalhado o desenvolvimento de aviões híbridos ou puramente elétricos era a tecnologia de baterias", afirma Paul Robertson, líder do projeto e professor de Cambridge. 

O projeto foi realizado em parceria com a fabricante de aviões americana Boeing.

O avião utiliza um motor de quatro tempos e outro elétrico para decolar e subir. Mas assim que entra na velocidade de cruzeiro, a aeronave passa a usar um gerador elétrico, da mesma forma que um carro híbrido.

Assim que a altura máxima é atingida, o gerador pode recarregar as baterias (similares a de um laptop convencional) do motor elétrico ou diminuir o consumo de combustível.

De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, a aviação é responsável por 2% das emissões de dióxido de carbono no planeta.

Mas ainda será necessário aumentar a autonomia do avião, ainda insuficiente para voos mais longos.

"Se todos os motores e combustível em um avião moderno fossem substituídos por baterias, ele poderia voar por dez minutos", dizem os pesquisadores.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.