Pesquisadores desenvolvem madeira transparente

Novo material poderia substituir o vidro em edifícios e painéis solares do futuro, dizem cientistas

	Pesquisa: madeira transparente é feita através da remoção da "lignina", substância que bloqueia a entrada de luz.
 (Peter Larsson)
Pesquisa: madeira transparente é feita através da remoção da "lignina", substância que bloqueia a entrada de luz. (Peter Larsson)
Por Vanessa BarbosaPublicado em 03/04/2016 16:34 | Última atualização em 03/04/2016 16:34Tempo de Leitura: 1 min de leitura

São Paulo - Pesquisadores da universidade sueca KTH Real Instituto of Technology desenvolveram um novo material transparente derivado (acredite) da "madeira" que poderia, um dia, ser empregado em casas e apartamentos para trazer mais luz natural aos moradores e reduzir o uso de iluminação artificial.

A alternativa transparente foi desenvolvida a partir da remoção química da lignina (palavra proveniente do latim lignum ou madeira), um polímero que bloqueia a entrada de luz na madeira. Com a adição de acrílico, eles obtiveram uma madeira híbrida muito mais transparente. Só uma leve turvação permanece devido às fibras naturais.

Lars Berglund, pesquisador da KTH, diz que o novo material tem potencial para ser usado em larga escala em janelas, podendo substituir até mesmo fachadas inteiras de construções que buscam maior economia de energia, garantindo sem perder a privacidade.

A descoberta foi publicada na revista American Chemical Society, Biomacromolecules. Segundo os pesquisadores, o novo material de construção também poderia ser usado em paineis solares, acrescentando um benefício extra.

"A madeira transparente é um bom material para células solares, já que é de baixo custo, tem recursos prontamente disponíveis e renováveis", diz Berglund. 

Veja Também

Renato Krausz: o ESG num mundo com febre
Um conteúdo Bússola
Há 13 horas • 3 min de leitura

Renato Krausz: o ESG num mundo com febre

ESG: o futuro da moda é circular
Um conteúdo Bússola
Há um dia • 7 min de leitura

ESG: o futuro da moda é circular

Agritechs e ESG: A revolução verde do século 21
Um conteúdo Bússola
Há 2 dias • 7 min de leitura

Agritechs e ESG: A revolução verde do século 21