Na mão: Moto G
Confira as primeiras impressões do novo aparelho da Motorola.
Lucas Agrela
Publicado em 14 de novembro de 2013 às 17h35.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 17h00.
Confira a seguir as primeiras impressões do novo aparelho da Motorola.
O Moto G tem um design muito semelhante ao do Moto X, aparelho da mesma linha que conta com configurações mais potentes e chip de reconhecimento de voz. O novo aparelho tem tela de 4,5 polegadas com resolução de 1280 por 720, processador Snapdragon 400, 1 GB de memória e câmera de 5 MP. Ele peca pela falta de conexão NFC e 4G. Apesar de não ter um processador potente, como um Snapdragon 800 ou sequer 600, a transição de aplicativos e telas é suave e livre de engasgos. Essencialmente, a usabilidade do dia a dia não é prejudicada. Um dos principais pontos negativos do produto é o software da câmera. Ele é lento, há um atraso considerável entre o momento em que você bate a foto e o instante que é capturado.
O aparelho vem na caixa com mais três capas facilmente removíveis, uma oferta comum em smartphones de baixo custo. Seu grande destaque, de fato, é o preço de 649 reais (8 GB). Dispositivos como o Samsung Galaxy S4 mini tem configurações menos potentes que o Moto G e custa quase o dobro, cerca de 1.100 reais. O modelo que será analisado pelo INFOlab tem 16 GB de armazenamento e suporte a dois chips. Essa edição começará a ser vendida apenas em 18 de novembro pelas operadoras nacionais.
Um fato interessante é notar que as capas do aparelho são produzidas na China (apesar do produto ser montando no Brasil) e o modelo que está com o INFOlab tem a data de fabricação de 23 de outubro. Ou seja, a produção do smartphone começou alguns meses antes de seu lançamento mundial, que ocorreu na última terça-feira (13).
Assim como o Moto X, o novo smartphone tem um design curvado na traseira e não é muito grosso, o que facilita tanto na hora de levar no bolso, quanto na de usar. Vale notar que o aparelho não conta com muitos aplicativos instalados de fábrica. A maioria dos que vem com ele são do próprio Google, dono da Motorola Mobility. Alguns exemplos são Google Search, Google Drive e Quick Office.