Musk diz que “há chance” de enviar missão a Marte em 2024

O fundador da SpaceX está desenvolvendo um foguete capaz de levar cargas até o planeta vermelho e criar uma comunidade para humanos

O fundador da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, disse estar confiante em enviar uma nave cargueira, não tripulada, a Marte em 2024. A missão seria uma fase mais avançada do projeto ousado do bilionário, que tem o objetivo de mandar uma nave até a órbita do planeta vermelho já no ano que vem.

“Provavelmente perderemos algumas naves antes de obtermos o retorno atmosférico e o pouso corretos”, disse Musk em uma evento virtual da Mars Society 2020, na sexta-feira, 16. Apesar dos riscos, Musk afirmou que está entre 80% a 90% confiante de que a missão será bem-sucedida. 

A SpaceX está construindo protótipos do enorme foguete no Texas, nos Estados Unidos. A intenção da empresa é levar carga até Marte para criar uma cidade autossustentável e permitir que logo em seguida uma missão tripulada possa desembarcar no planeta.

Outro projeto é criar uma base de reabastecimento na Lua, capaz de servir como um posto-base para missões tripuladas ao planeta vermelho. Desta maneira, os foguetes precisariam de menos combustível na viagem, porque a gravidade do satélite é menor, em relação à Terra. A Nasa firmou uma parceria com a SpaceX e pretende retornar à Lua com uma missão tripulada em 2024.

No fim de maio, a SpaceX fez história ao ser a primeira companhia privada a lançar astronautas em órbita. Além disso, foi um voo simbólico: o foguete saiu da mesma plataforma de lançamento do Centro Espacial Kennedy, na Florida, que içou a tripulação da Apollo 11 à Lua.

Dois meses depois, a cápsula da empresa retornou à Terra trazendo os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley. Durante a reentrada na atmosferaa, a concha externa da cápsula resistiu a temperaturas de até 1.926ºC, enquanto Behnken e Hurley, vestindo trajes de voo brancos da SpaceX amarrados dentro da cabine, experimentaram 29ºC.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?

Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?

Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis

Já é assinante? Entre aqui.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.