Alemanha e França pedem acordo "ambicioso e global" sobre mudanças climáticas

Em encontro na ONU, as duas maiores economias da União Europeia expressaram preocupação com o futuro do planeta

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, François Hollande, pediram nesta terça-feira (19) um acordo "ambicioso, global e vinculativo" sobre o aquecimento global na Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Clima, que será organizada no final de 2015, em Paris.

Numa declaração conjunta emitida durante uma reunião internacional de preparação para a conferência de Paris, as duas maiores economias da União Europeia apelaram a todos os países para contribuírem para uma redução global das emissões de gases de efeito de estufa que permita limitar o aquecimento do planeta a dois graus centígrados acima dos níveis pré-Revolução Industrial.

Merkel e Hollande defendem que o texto a ser aprovado em Paris deve incluir "uma mudança radical nos investimentos em infraestruturas e nas tecnologias com baixo teor de carbono e uma utilização de terras que respeite o clima".

É também necessário, prosseguem, "reforçar a capacidade, sobretudo dos países especialmente vulneráveis, para enfrentarem e se adaptarem aos riscos e prejuízos inevitáveis provocados pelas alterações climáticas".

A reunião de Berlim, designada "Diálogo de Petersberg", foi iniciada em 2010 por Angela Merkel na sequência do fracasso da cúpula de Copenhagen, em 2009. Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Laurent Fabius, a reunião representa "uma etapa importante no caminho" para a Conferência de Paris (COP 21).

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.