Tecnologia

Mapa mostra todos os cabos submarinos da internet no mundo

Cabos estendidos por baixo dos oceanos conectam continentes de todo o mundo para a transmissão de dados, veja um mapa interativo com todos eles


	Mapa de cabos de internet submarinos
 (Divulgação)

Mapa de cabos de internet submarinos (Divulgação)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 6 de março de 2014 às 15h26.

São Paulo – Um mapa criado pela TeleGeography, uma analista de mercado de telecomunicações, em parceria com a Huawei Marine Networks mostra todos os cabos de internet submarinos que conectam o mundo.

Os cabos submarinos são espalhados por todos os continentes. Eles são cabos de fibra óptica que servem para que pontos afastados do planeta possam ser conectados. Eles são responsáveis por quase todo o tráfego de dados internacional.

De acordo com Alan Mauldin, da TeleGeograph, 99% das comunicações internacionais são entregues graças aos cabos submarinos. É uma crença comum de que os satélites são o futuro de como as informações serão enviadas, mas esse não tem sido o caso por muito tempo. (...) A principal vantagem dos cabos é que eles são muito mais baratos. Um satélite é limitado e muito mais caro, afirma Mauldin em entrevista à CNN.

Ainda de acordo com Mauldin, 75% dos problemas com os cabos são causados por agressões externas. Principalmente atividades humanas como pesca ou por âncoras de navios. Terremotos e deslizamento de areia também podem danificar os cabos.

É graças a esses cabos que áreas longínquas, como a Polinésia Francesa ou as Ilhas Marshall têm acesso à internet.

O uso de cabos não é restrito à internet. No século XIX, o Brasil já era ligado a cidades europeias para comunicações usando cabos submarinos para telégrafo.

O vídeo abaixo, feito pela Seacom, uma empresa africana de cabos submarinos, mostra como eles são instalados:

//www.youtube.com/embed/XQVzU_YQ3IQ?rel=0

Acompanhe tudo sobre:Fibra ópticaInternetTelecomunicações

Mais de Tecnologia

AWS anuncia investimento de R$ 10 bilhões para expandir data centers no Brasil

Bluesky libera publicação de vídeos após pressão de usuários brasileiros

Austrália planeja restringir acesso de menores de 16 anos a redes sociais

União Europeia tem duas vitórias na justiça contra Apple e Google