Tecnologia

Macromedia libera linha completa MX

SÃO PAULO (16h40) - A Macromedia liberou nesta segunda-feira (29) novas versões dos programas Dreamweaver, Fireworks e ColdFusion dentro da linha MX - inaugurada com o lançamento do Flash MX, há quase dois meses. Os produtos devem chegar ao Brasil em 30 dias, segundo a Macromedia Brasil. Os novos aplicativos integram-se uns aos outros e […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h18.

SÃO PAULO (16h40) - A Macromedia liberou nesta segunda-feira (29) novas versões dos programas Dreamweaver, Fireworks e ColdFusion dentro da linha MX - inaugurada com o lançamento do Flash MX, há quase dois meses. Os produtos devem chegar ao Brasil em 30 dias, segundo a Macromedia Brasil.

Os novos aplicativos integram-se uns aos outros e podem ser usados na construção de soluções baseadas em Java e na plataforma .NET.

Com o Dreamweaver MX, vêm as ferramentas de layout do Dreamweaver, os recursos para desenvolvimento de aplicações rápidas para web UltraDev e o editor de códigos HTML Macromedia HomeSite. O produto suporta servidores multiplataforma e XML e pode ser usado na criação de sites HTML, XHTML, ASP, ASP.NET, ColdFusion, JSP e PHP.

Uma das principais novidades no Dreamweaver MX é que ele já traz uma biblioteca com modelos de layout e códigos pré-construídos, incluindo estruturas, formulários, templates de acesso e funções JavaScript.

A Macromedia já avisou que não pretende mais vender o UltraDev ou o ColdFusion Studio como pacotes separados após o lançamento do Dreamweaver MX. Apenas o HomeSite permanecerá no mercado como um produto avulso.

Já a nova versão do Fireworks foi desenvolvida para simplificar a criação de aplicações de navegação na internet, como menus pop-ups verticais e horizontais em JavaScript. Ele gera automaticamente gráficos dinâmicos, com link para conteúdo XML - ou seja, dá para criar repetidos gráficos conectando-se variáveis de gráficos a um arquivo XML. O produto oferece suporte a XHTML e simplifica a exportação de gráficos e conteúdo HTML para aplicações web, adequando-os automaticamente aos formatos de arquivos requiridos pelo Flash MX, Dreamweaver MX, FreeHand e Director, e também pelos aplicativos de criação web de outras marcas.

Para aplicações mais pesadas, a Macromedia liberou a versão MX do ambiente de scripting ColdFusion - que, até o lançamento, era conhecido pelo codinome Neo. Modificações foram feitas para facilitar o trabalho com arquiteturas baseadas no padrão Java.

O ColdFusion MX trabalha com XML, serviços web, J2EE e .NET e com os principais servidores Java, tais como o WebSphere, da IBM, e o ONE, da Sun.

Os novos componentes do produto, diz a Macromedia, permitem o rápido encapsulamento e o uso repetido de códigos na criação de aplicações que pode ser automaticamente acessadas como serviços web ou serviços remotos para usuários do Flash - graças à ferramenta Flash Remoting. Outra novidade é o suporte a ActionScript, para a criação de aplicações cliente/servidor.

A nova linha de produtos MX chega ao mercado americano agora em maio. O Dreamweaver vai sair por 399 dólares (199 dólares o upgrade) e, o Fireworks, por 299 dólares (149 dólares para atualização de versões anteriores). Já o ColdFusion será vendido por 799 dólares na versão Professional Edition e por 4999 dólares na Enterprise Edition - estes preços são por servidor, e o upgrade sairá por, respectivamente, 549 e 2499 dólares também por servidor.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Cientistas japoneses criam novo tipo de vida: híbrido entre planta e animal

A influência de Elon Musk nas eleições dos EUA: 5 atos do bilionário na disputa para a presidência

TikTok exibe mais conteúdos de Kamala Harris para mulheres e de Trump para homens, revela pesquisa

Toyota e Joby testam 'carro voador' no Japão pela primeira vez