Invasora do Capitólio planejava vender notebook roubado de líder democrata para Rússia, diz FBI

Depoimento coletado pelo FBI relata intenção prévia de roubo. Suspeita foi presa nesta segunda

Uma mulher que estava entre os invasores do Capitólio pode ter roubado o computador da presidente da Câmara, a representante democrata Nancy Pelosi, e teria planos de vender o material para o governo da Rússia. A informação foi coletada em um depoimento dado ao FBI.

Acusada no depoimento por invasão ilegal e impedimento de funções do governo, a suspeita do furto é uma mulher chamada Riley June Williams. Diversas imagens apontam para Williams dentro do Capitólio durante a invasão e uma rede de TV britânica a identificou durante o final de semana.

Vídeos mostram Williams direcionando alguns invasores para o escritório de Pelosi, o que pode indicar que ela já tinha planos de pilhar o local. De acordo com o depoimento do FBI, uma testemunha próxima de Williams disse à polícia que o intuito dela era roubar o computador e vendê-lo a uma pessoa na Rússia, que repassaria o laptop ao governo.

Williams foi presa nesta segunda-feira, 18, de acordo com relatos de oficiais do departamento de Justiça dos EUA.

O relato de que o computador foi roubado foi noticiado pela agência Reuters nos dias que seguiram a invasão do prédio do Congresso, no dia 8 de janeiro.

O roubo de equipamentos e computadores se tornou uma preocupação para o governo e trabalhadores da área de TI depois da invasão ao Capitólio. Um ex-oficial do Congresso chegou a dizer, no Twitter, que não conseguiria dormir até que as redes fossem refeitas do zero e os computadores resetados.

 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.