Tecnologia

HP Advantage 2516

Avaliação de Giovana Penatti / O preço deste multifuncional da HP é um atrativo. Para quem procura uma máquina para fazer impressões em casa e digitalizar documentos, 279 reais é um investimento coerente, ainda mais se for para uso esporádico. Nesse caso, a Deskjet Ink Advantage 2516 se mostra uma boa compra. Destacamos o uso doméstico […]

DR

Da Redação

Publicado em 24 de setembro de 2012 às 13h30.

logo-infolab

Avaliação de Giovana Penatti / O preço deste multifuncional da HP é um atrativo. Para quem procura uma máquina para fazer impressões em casa e digitalizar documentos, 279 reais é um investimento coerente, ainda mais se for para uso esporádico. Nesse caso, a Deskjet Ink Advantage 2516 se mostra uma boa compra.

Destacamos o uso doméstico porque a qualidade da impressão é fraca, inclusive nas páginas feitas em alta qualidade. Há problemas visíveis nas cores, que ficam saturadas, especialmente ciano, amarelo e azul. Também aparecem pontos mais claros e mais escuros por toda a imagem e detalhes perdem nitidez: por exemplo, folhas de árvores e letras pequenas ficam borradas. Outro problema é que ela “come” papel com facilidade, o que interrompe e atrasa a impressão, além do incômodo de desprendê-lo.

No entanto, a velocidade de impressão é boa: em preto e branco, o INFOLab registrou uma média de 7,5 páginas por minuto e 3,8 com páginas coloridas. Durante esse teste, surgiu mais um problema: a baixa durabilidade da tinta. Na 14ª página impressa ela começou a falhar nos tons de amarelo e ciano. Isso faz com que o custo da impressão seja alto, apesar dos cartuchos não o serem. A média é de 62 centavos por página.

Na função scanner, a imagem digitalizada tem uma pequena alteração de cores em relação à original, ficando um pouco mais clara. Além disso, a digitalização é bem lenta na resolução máxima, demorando 546 segundos. Se quiser uma cópia rápida, ela ficará com menos definição e fidelidade à original. No caso de documentos em preto e branco, o tempo de digitalização foi surpreendentemente rápido: apenas 11 segundos.

Dá para usar outro software para digitalizar que não seja o da HP, como o próprio do Windows. Mas o programa que acompanha a multifuncional é melhor e, com ele, é possível salvar a imagem gerada em diversos formatos, como PDF, JPEG, TIFF, Bitmap e PNG.

A instalação do multifuncional não tem segredos. Não foi necessário instalar drivers, pois o Windows os encontrou automaticamente. Aliás, todo o multifuncional é bastante "amigável", desde a troca de cartuchos (basta levantar uma tampa e inserir os cartuchos) à utilização dos comandos pelos seus botões. São seis, localizados na parte superior, que têm as funções de ligar ou desligar, digitalizar, cancelar a ação, definir o zoom da cópia, fazer impressão em preto e branco e em cores. Logo abaixo há um visor de 1,1” que mostra o nível de tinta e cópias que a multifuncional irá fazer.

Quanto às conexões, ele é básico até demais. Não há entrada de rede, leitor de cartão de memória ou Wi-Fi, fazendo a conexão com o computador apenas pela USB 2.0.

Ficha técnica

ImpressãoJato de tinta
Resolução máxima4800 x 1200 dpi
Dimensões42 x 14,8 x 30,5 cm
Peso3,9 kg
Capacidade da bandeja60 folhas A4
Ciclo mensal de páginas1000

Avaliação técnica

PrósFácil operação; baixo custo de cartuchos de tinta.
ContrasBaixa definição de impressão; além de pequena durabilidade de tinta.
ConclusãoA qualidade das impressões pode ser sofrível. O preço é bastante em conta para quem faz uso esporádico e em casa, principalmente impressões em PB.
Qualidade6,8
Velocidade7,5
Configuração6,5
Copiadora7,5
Scanner7,1
Design7,2
Média7.1
PreçoR$ 279
Acompanhe tudo sobre:HPImpressoras multifuncionais

Mais de Tecnologia

Meta lança aplicativo de edição de vídeo em meio a banimento do CapCut

Líderes de tecnologia acompanharam Trump em culto antes da posse presidencial

Meta pode sair ganhando com proibição do TikTok nos EUA

Cabos submarinos danificados na Europa foram resultado de acidentes, e não de sabotagem russa