Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Governo pressiona Apple e Samsung por venda de celulares sem carregadores

Com TAC, Governo quer que as fabricantes voltem a incluir o acessório na venda dos aparelhos. Multa pode chegar a R$ 10 milhões

Modo escuro

Continua após a publicidade
Polêmica dos carregadores ganhou um novo capítulo (Thiago Lavado/Exame)

Polêmica dos carregadores ganhou um novo capítulo (Thiago Lavado/Exame)

R
Rodrigo Loureiro

Publicado em 24 de abril de 2021 às, 07h00.

O governo brasileiro está pressionando Apple e Samsung pela decisão das empresas de não vender mais alguns smartphones com os carregadores inclusos nas caixas. As operações brasileiras das duas companhias foram notificadas na última quinta-feira pelo Ministério da Justiça e, se não mudarem suas políticas correm o risco de pagar multas de até 10 milhões de reais.

A notificação, emitida por um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), vem após o Ministério da Justiça questionar as mudanças realizadas nas vendas. Do lado do governo, há o entendimento de que o consumidor está sendo lesado com a política, já que precisará desembolsar um valor adicional para comprar um item considerado essencial para o funcionamento do smartphone.

Em nota, a Samsung confirmou o recebimento da TAC no dia 22 abril e informou que irá responder ao órgão competente. A empresa diz que “disponibiliza, de forma gratuita, desde o dia 10 de fevereiro, um adaptador de tomada para todos os consumidores que adquirirem qualquer um dos produtos da linha Galaxy S21 no Brasil”. Segundo a Samsung, a ação vai até o dia 30 abril, mas poderá ser prorrogada e que isso está em análise.

Procurada, a Apple informou que não irá se manifestar sobre o assunto.

A polêmica

A venda de celulares sem o carregador foi uma iniciativa da Apple com o lançamento do iPhone 12. A companhia da maçã justifica que ao optar por não incluir o acessório (e nem os fones de ouvido), é possível utilizar caixas menores, o que permite enviar mais aparelhos em contêineres e, assim, diminuir a emissão de gases poluentes no processo logístico.

Outra justificativa seria o fato de que muitos usuários do iPhone apenas estão renovando seus aparelhos escolhendo modelos mais novos. Desta forma, eles já possuem os carregadores e os fones de ouvido e a inclusão desses acessórios seria desnecessária e poderia acarretar num aumento do lixo de materiais eletrônicos. O Procon não entendeu desta forma.

As justificativas ambientais, entretanto, não livraram a empresa de críticas dos consumidores, que defendem que a fabricante apenas quer lucrar com a venda dos acessórios – que são exclusivos dos aparelhos da Apple e possuem preços elevados, principalmente no mercado brasileiro. Um carregador de 20W custa 199 reais na loja oficial da empresa, enquanto o modelo de 30W (mais potente) sai por 349 reais.

Em um primeiro momento, rivais da Apple aproveitaram as críticas para tirar sarro da empresa em suas propagandas oficiais. Samsung, Xiaomi e Motorola aproveitaram a ocasião para enaltecer seus próprios modelos – que até então eram vendidos com os carregadores inclusos. Com o tempo, porém, as rivais da empresa da maçã começaram a adotar a mesma estratégia.

Em janeiro deste ano, a Samsung lançou o modelo Galaxy S21 sem o acessório e sem o fone de ouvido padrão, além da falta de um adaptador para permitir que o cabo se encaixe em carregadores com entrada USB (e não USB tipo-C). O modelo custa a partir de 5.999 reais. Para comprar os dois itens é preciso desembolsar mais 149 reais pelo carregador de 25W e 156 reais pelo fone de ouvido modelo AKG com entrada USB tipo-C.

Últimas Notícias

Ver mais
China pretende disponibilizar 6G comercialmente por volta de 2030

Tecnologia

China pretende disponibilizar 6G comercialmente por volta de 2030

Há 17 horas

Como a Geração Z vai consumir em 2024? Instagram e Pinterest detalham tendências para o ano que vem

Tecnologia

Como a Geração Z vai consumir em 2024? Instagram e Pinterest detalham tendências para o ano que vem

Há 23 horas

De olho no ócio, a Twitch quer muito mais do que o ao vivo

Tecnologia

De olho no ócio, a Twitch quer muito mais do que o ao vivo

Há um dia

Menos Spotify, mais TikTok: Daniel Ek quer distância de podcasts caros e sérios

Tecnologia

Menos Spotify, mais TikTok: Daniel Ek quer distância de podcasts caros e sérios

Há 2 dias

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

“A geração de energia caminha lado a lado com o desenvolvimento econômico”, diz Paulo Câmara

“A geração de energia caminha lado a lado com o desenvolvimento econômico”, diz Paulo Câmara

Desktop investe no interior e alcança 1 milhão de clientes de internet banda larga em São Paulo

Desktop investe no interior e alcança 1 milhão de clientes de internet banda larga em São Paulo

CPFL fortalece sua estratégia ESG com compromissos ambiciosos para 2030

CPFL fortalece sua estratégia ESG com compromissos ambiciosos para 2030

Uso de dados será principal desafio na gestão de pessoas em 2024

Uso de dados será principal desafio na gestão de pessoas em 2024

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais