Google terá que incorporar redes sociais para sobreviver, diz especialista

Autor do best-seller Click, o americano Bill Tancer afirma que o principal desafio dos buscadores será pesquisar melhor os conteúdos produzidos por usuários

O americano Bill Tancer tem acesso a informações sobre o comportamento virtual de mais de 10 milhões de internautas em seu país, mas até pouco tempo, se ressentia por não poder criar um perfil no Orkut. Como a rede social do Google não aparece nem entre as dez mais populares dos EUA, ele não conhecia ninguém que pudesse convidá-lo a navegar pela rede, líder absoluta entre os brasileiros.

Para Tancer, entrar no Orkut tornou-se mais importante a partir de setembro de 2009, quando a Hitwise, empresa onde ele é gerente-geral de pesquisa global, abriu uma filial no Brasil.

A partir dessas análises, Bill Tancer escreveu em 2008 o livro Click, em que mostra como as atitudes do consumidor ao realizar buscas pela internet frequentemente contrariam o senso comum – e como as empresas perdem oportunidades de negócios na rede mundial por se basearem no achismo.

No trecho mais conhecido do livro, o autor revela que as buscas por vestidos de formatura atingem seu pico nos EUA na primeira semana de janeiro, enquanto as empresas do setor concentram suas campanhas publicitárias entre março e maio, um sinal de que elas estão desperdiçando a oportunidade de conquistar clientes no momento em que a curiosidade das meninas sobre o tema começa a despontar.

Tancer esteve em São Paulo no começo de dezembro para uma apresentação na ExpoManagement 2009 e conversou com a EXAME TV sobre as características do internauta brasileiro, inclusive a preferência pelo Orkut. Assista a seguir.

Lógica das buscas contraria intuição
http://portalexame.com/libc/player/liq3embed.swfEmpresas podem crescer nas buscas sem gastar um centavo

http://portalexame.com/libc/player/liq3embed.swf

Google precisa incorporar o Orkut
http://portalexame.com/libc/player/liq3embed.swf

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.