Tecnologia

Google permite pedir comida direto pela busca e pelo Maps

Gigante de tecnologia anunciou novidade em parceria com empresas de delivery e integradores de canais Rappi, Onyo e Delivery Center

 (Photo Illustration by Chesnot/Getty Images)

(Photo Illustration by Chesnot/Getty Images)

TL

Thiago Lavado

Publicado em 20 de agosto de 2020 às 09h00.

Última atualização em 20 de agosto de 2020 às 13h34.

Sabe quando você nunca lembra em qual aplicativo de entrega está aquele restaurante perto da sua casa? O Google está prestes a solucionar esse problema. A partir desta quinta-feira, 19, será possível fazer pedidos de restaurante diretamente pela busca e também pelo Google Maps.

A novidade foi anunciada inicialmente em parceria com empresas prestadoras de serviços de entrega ou integradora de canais, como Rappi, Delivery Center e Onyo. O Google afirmou que em breve vai expandir a lista de parceiros e que, fora do Brasil, tem até cadeias de restaurantes inclusos nesse modelo. Quando o usuário procurar por um restaurante que faça parte do catálogo e que tenha entrega na região dele, haverá o botão “faça seu pedido”, que irá conectar a um serviços parceiros.

A compra pode ser acompanhada dentro do Google, onde o pedido foi realizado, e é finalizada utilizando Google Pay, o que elimina a necessidade de cadastro em aplicativos. (Veja como será a interface).

Esse modelo deve tornar mais simples encontrar restaurantes e fazer pedidos sem a necessidade de navegar em diferentes aplicativos e realizar mais de uma busca. Segundo o Google, há demanda por esse tipo de solução, principalmente por causa do papel que a entrega de alimentos passou a desempenhar durante a pandemia e coronavírus — houve aumento nas buscas por “delivery” na plataforma e o termo atingiu recorde no primeiro semestre, com alta de 62% em relação ao mesmo período de 2019. Em alguns restaurantes, o faturamento vindo do delivery chegou a mais do que dobrar.

Para Alessandro Germano, diretor de desenvolvimento de negócios para a América Latina no Google, o objetivo é entregar um serviço útil ao usuários e ser um canal a mais para restaurantes aumentaram sua base e oferta de produtos. “Temos uma longa história de trabalhar com empresas no geral, de todos os tamanhos, nesse caso restaurantes para aumentar a visibilidade e presença deles online. Esse é um passo a mais para trazer uma opção interessante para esse setor bastante afetado [pela pandemia de Covid-19]”, disse.

O Rappi afirmou que, de início, não serão todos os restaurantes com disponibilidade imediata no novo sistema. "A ideia é ir aumentando o catálogo de restaurantes disponíveis com o decorrer do tempo. É importante ressaltar que o Rappi é um dos primeiros serviços a integrar o novo recurso do Google, que foi pensado para aperfeiçoar a experiência do usuário e contribuir com o ecossistema", disse Sérgio Saraiva, presidente do Rappi no Brasil.

Segundo Saulo Brazil, co-fundador e presidente-executivo do Delivery Center, serviço que permite integrar o cardápio de restaurantes a diferentes plataformas de delivery, será importante para os restaurantes contar com um meio de vendas como esse. "Dado o momento atual dos restaurantes e dos lojistas de alimentação em geral é importante contar com um canal com o poder de geração de demanda que o Google tem", disse.

Vídeo: O Facebook é o novo vilão?

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:AppsDeliveryGoogleRappi

Mais de Tecnologia

EUA pode forçar Google a vender Android, Chrome e Google Play para corrigir monopólio

Novas marcas chinesas de veículos elétricos batem recordes de vendas em setembro

NASA estuda tecnologia para construir 'prédio de mofo' na Lua e em Marte

Facebook pagou US$ 2 bi para criadores de conteúdo em 2024 e consolida sua relevância de monetização