Facebook bloqueia conta de Maduro por violar política sobre desinformação

A medida não elimina a conta do presidente venezuelano, apenas impede que seus administradores publiquem mensagens ou façam comentários por um mês

O Facebook "bloqueou" por 30 dias a conta do presidente venezuelano Nicolás Maduro após "reiteradas violações" da política sobre desinformação relacionada à covid-19, informou neste sábado a empresa.

A medida não elimina a conta do presidente socialista ou deixa a página invisível na plataforma. Apenas impede que seus administradores publiquem mensagens ou façam comentários por um mês: estabelece uma espécie de "modo leitura".

"Removemos um vídeo publicado na página do presidente Nicolás Maduro por violar nossas políticas sobre desinformação relacionada a covid-19, o que poderia colocar as pessoas em risco", afirmou um porta-voz do Facebook à AFP.

"Seguimos as orientações da Organização Mundial da Saúde, segundo as quais atualmente não existe nenhum medicamento que previna ou cure o vírus. Devido a reiteradas violações de nossas normas, bloqueamos a página por 30 dias, durante os quais permanecerá apenas em modo leitura".

O Facebook explicou que a medida foi adotada após a recente remoção de um vídeo do presidente sobre o Carvativir, o mais recente de uma série de remédios sem estudos médicos publicados, que Maduro promove como "gotinhas milagrosas" para tratar o coronavírus.

 

Já aconteceram outras violações. "Uma mensagem é enviada a todos os administradores da conta, com um aviso sempre que acontece uma violação. Eles estão cientes", afirmou a fonte.

Maduro já criticou a rede social por censurar seus vídeos relacionados ao Carvativir.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.