Esta foi a resposta de Steve Jobs ao saber que ele havia demitido uma funcionária do Google: “:)”

Troca de e-mails de Steve Jobs e Google mostra como a vida dos funcionários é tratada como negócio

Além de divulgar documentos de brigas entre a Apple e o Google em 2005, o site PandoDaily também revelou como funcionava o cartel das empresas de tecnologia nos Estados Unidos na hora de contratar pessoas. Uma série de documentos mostra a troca de e-mails entre Steve Jobs e Eric Schmidt sobre um problema em suas “políticas” de aquisição de talentos.

As duas empresas teriam feito um acordo para evitar o “roubo” de funcionários entre elas, pressionando os salários do mercado para baixo.

Em 7 de março de 2007, uma recrutadora do Google enviou um e-mail sondando um funcionário da Apple para uma vaga  — violando assim o pacto entre as empresas. O mesmo e-mail teria chegado a Jobs, que reencaminhou a mensagem para Schmidt dizendo:

“Eric,

Eu seria muito grato se o seu departamento de recrutamento parasse de fazer isso.

Obrigado,

Steve”

No dia seguinte, Schmidt contatou os responsáveis pelo RH do Google e pediu uma explicação para o ocorrido. Quase que imediatamente, Arnnon Geshuri, executivo sênior de recursos humanos do Google, respondeu à Schmidt que a funcionária seria demitida e que a tentativa de contratação de funcionários da Apple não voltaria a acontecer. A linguagem usada é direta: segundo Geshuri, a funcionária seria ‘desligada’ em menos de uma hora.

Para intensificar a mensagem, Shona Brown, vice-presidente de RH do Google, enviou um e-mail reforçando a mensagem. Ela teria pedido para que isso servisse de exemplo aos outros recrutadores.

Na manhã do dia 9 de março de 2007, Schmidt enviou um e-mail para Steve Jobs pedindo desculpas e assegurando que a sondagem de funcionários não aconteceria novamente.

Depois de conseguir o que queria, Jobs encaminhou o e-mail de Schmidt para a responsável pelo RH da Apple, Danielle Lambert, com um sorriso:

 

Documentos

As trocas de e-mails estão em um processo na Corte Federal dos Estados Unidos sobre o suposto cartel das empresas de tecnologia. Além de Google e Apple, estão em julgamento outras companhias como a Intel, AOL e IBM.

Todos documentos estão disponíveis no site da PandoDaily.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.