HP, Lenovo, HTC e Spotify dizem que Jobs foi inspiração

Os concorrentes da Apple homenagearam Jobs nesta quinta-feira
O presidente e executivo-chefe da Walt Disney, Robert A. Iger, afirmou que a mente criativa e imaginativa do fundador da Apple "definiu uma era"
 (Getty Images)
O presidente e executivo-chefe da Walt Disney, Robert A. Iger, afirmou que a mente criativa e imaginativa do fundador da Apple "definiu uma era" (Getty Images)
D
Da RedaçãoPublicado em 19/09/2013 às 11:45.

Madri- O caráter inspirador de Steve Jobs e sua contribuição à tecnologia são as características mais valorizadas por grandes companhias como HP, Lenovo, HTC, Walt Disney e Spotify, que lembraram o fundador da Apple nesta quinta-feira.

A avalanche de reações que o anúncio da morte de Jobs despertou desde a noite de quarta-feira, tanto de amigos como de concorrentes, constata que a perda de Jobs deixa um vazio tangível em uma indústria que muitas vezes ele impulsionou e inspirou com suas inovações.

O presidente e executivo-chefe da Walt Disney, Robert A. Iger, afirmou que a mente criativa e imaginativa do fundador da Apple "definiu uma era".

"Seu legado se estenderá além dos produtos que criou ou dos negócios que construiu. Estará nas milhões de pessoas que inspirou, nas vidas que mudou e na cultura que iniciou", disse Iger, que considerava Jobs como um amigo e um "assessor de confiança".

Dos estúdios Pixar, que Jobs criou e agora são propriedade da Disney, o presidente Ed Catmull e o responsável criativo John Lasseter afirmaram que o fundador da Apple foi um "visionário extraordinário", um "amigo muito querido" e a "luz guia" da "família Pixar".

"Steve nos deu uma oportunidade e acreditou em nosso sonho disparatado de fazer filmes animados com computador, a única coisa que sempre nos disse foi 'façam algo genial'. Ele é a razão da Pixar ter prosperado e sua força, integridade e amor pela vida nos fizeram pessoas melhores", disseram.

A conselheira da HP, Meg Whitman, ressaltou que Jobs foi um "empreendedor icônico e um homem de negócios cujo impacto na tecnologia foi sentido além do Vale do Silício".

Para Whitman, ele será relembrado pela "inovação que introduziu no mercado e a inspiração que forneceu ao mundo".

Outro concorrente da Apple no setor da computação, Lenovo, também se somou às condolências. Seu executivo-chefe, Yuanqing Yang, afirmou que Jobs não apenas mudou a indústria tecnológica, mas também modificou o mundo e fez dele um lugar melhor.

"Suas conquistas são incomparáveis em nosso tempo. Tenho certeza de que a indústria assumirá o que Steve nos ensinou sobre inovação. Ele liderou a indústria como um farol na última década. Estou convencido que seu legado seguirá revitalizando a indústria durante muitos anos", disse.

Já Peter Chou, executivo-chefe da HTC, concorrente direta da Apple no mercado de telefones inteligentes, enviou suas condolências à família de Steve Jobs, que é para ele um "homem magnífico" a quem "respeita e admira pelo impacto incrível que teve na indústria da tecnologia".

Spotify, o aplicativo de música em "streaming", utilizou o Twitter para reconhecer que Jobs foi "uma inspiração para todos".

Randi Zuckerberg, irmã do fundador de Facebook, também usou o twitter para dizer que o criador do iPhone foi um "pioneiro que transformou o mundo".

"Nos ensinou a acreditar em nós mesmos. Obrigado por inspirar a todos, sentiremos saudades", disse.