Como usar os pagamentos no WhatsApp

Veja como usar os pagamentos no app, já disponível no Brasil em smartphones com sistema Android e no iPhone

O Whatsapp liberou pagamentos entre pessoas e empresas no seu aplicativo para smartphones com sistema operacional Android e iPhones. A ideia é que as transações possam ser feitas com a mesma facilidade de enviar uma foto para um contato pelo celular. 

Para usar os pagamentos no WhatsApp, é preciso ter um dos cartões de débito ou crédito compatíveis, com bandeiras Visa ou Mastercard. No lançamento, o aplicativo requer cartões do Banco do Brasil, do Nubank ou do Sicredi. 

Para enviar um pagamento, é preciso abrir o seu aplicativo no celular (lembre-se de atualizá-lo para receber novos recursos), selecionar a conversa do amigo para o qual deseja fazer uma transferência e clicar no ícone de clipe, como se você fosse mandar um anexo a ele. Lá, você verá a opção chamada “Pagamento” e precisará inserir o valor. Nessa hora, o app pedirá suas informações sobre o cartão de crédito para o registro e viabilização da transação. 

Pagamentos no WhatsApp Pagamentos no WhatsApp: serviço é gratuito para pessoas físicas, mas há taxa para empreendedores

Pagamentos no WhatsApp: serviço é gratuito para pessoas físicas, mas há taxa para empreendedores (WhatsApp/Divulgação)

Após isso, será preciso se registrar no Facebook Pay, um serviço de pagamento do Facebook, que é o dono do WhatsApp. Nele, será necessário criar uma senha numérica para autorizar as transações via WhatsApp. Para evitar fraudes, o aplicativo pedirá também informações pessoais. 

Com tudo configurado, você poderá transferir dinheiro para seus amigos em poucos instantes, tornando a experiência de usar serviços financeiros mais simples. 

Como saber se seu WhatsApp já é compatível com pagamentos

O WhatsApp tem um site que mostra se você tem a versão do aplicativo já compatível com os pagamentos para amigos e empresas. Basta acessar este link pelo seu smartphone.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.