- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Com aquisição, SAP avança no segmento de computação em nuvem
Compra da SuccessFactors pela SAP foi de US$ 3,4, considerado um preço alto demais à primeira vista
Modo escuro
O acordo ajuda a SAP a acompanhar as rivais na computação em nuvem, um campo em rápido crescimento no qual dados e processos são hospedados de forma remota na Web (Sean Gallup/Getty Images)
Publicado em 5 de dezembro de 2011 às, 13h10.
Frankfurt - A aquisição da SuccessFactors pela SAP por 3,4 bilhões de dólares ajudará a companhia alemã a acompanhar as rivais na corrida frenética pelos negócios de computação em nuvem, mesmo que o preço pago tenha sido alto demais à primeira vista, disseram analistas.
"Acreditamos que a SuccessFactors possa ser um bom complemento estratégico para a SAP no setor de computação em nuvem, e preferimos a decisão de crescer externamente nessa área que está em expansão", disse Oliver Finger, analista do DZ Bank.
A SAP anunciou no sábado a compra da SuccessFactors, uma companhia norte-americana de serviços via Web, ao preço de 40 dólares por ação, ágio de 52 por cento.
O acordo ajuda a SAP a acompanhar as rivais na computação em nuvem, um campo em rápido crescimento no qual dados e processos são hospedados de forma remota na Web. Como parte da transação, Lars Dalgaard, fundador e presidente-executivo da SuccessFactors, se tornará diretor da SAP e comandará suas operações de computação em nuvem.
"Isso marca o reconhecimento implícito pela SAP de que sua estratégia para a computação em nuvem não estava funcionando," disse Roger Phillips, analista da Evolution Securities.
As ações da SAP registravam queda de 2,07 por cento no começo da tarde, enquanto o índice alemão DAX registrava alta de 0,9 por cento.
Os analistas haviam alertado que a SAP estava em risco de perder terreno para a Oracle no campo da computação em nuvem. Mas não existiam muitos ativos dessa área abertos a aquisição.
A Salesforce.com é vista como grande demais para adquirir, a rival Oracle tomou o controle da RightNow Technologies em outubro e a NetSuite tem participação acionária majoritária de Larry Ellison, o presidente-executivo da Oracle.
"Na verdade, não se sabe quem estaria atrás da SuccessFactors na fila. Por esse motivo, a despeito do preço aparentemente exagerado, não seria possível excluir o risco de uma oferta concorrente pela companhia", disse Jonathan Crozier, analista do WestLB.
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Com itens personalizados, Tramontina usa expertise para aproveitar alta dos presentes de fim de ano
Suvinil investe para criar embalagens e produtos mais sustentáveis
Inovação em nuvem e IA: a aposta da Huawei Cloud para o Brasil
Poupança, CDB ou conta que rende? O que especialistas dizem sobre as aplicações
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.