- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Clubhouse no Android? Criminosos criam aplicativo falso para roubar dados
Aplicativo ainda não está disponível para Android e versão falsa foi criada somente para roubar senhas dos usuários
Modo escuro
Clubhouse: aplicativo se transformou em isca com versão falsa para roubar dados (Florian Gaertner/Photothek/Getty Images)
Publicado em 25 de março de 2021 às, 10h51.
Um novo golpe está ameaçando a segurança digital de usuários que utilizam o sistema operacional Android e estão ansiosos pelo Clubhouse. Aplicativo do momento e disponível somente para iPhone, o programa ganhou uma cópia capaz de infectar e roubar dados dos smartphones.
A ameaça foi identificada recentemente pela empresa de segurança digital Eset. O golpe consiste em enganar usuários com um site falso e que estaria disponibilizando a versão do aplicativo da rede social de áudios para smartphones Android.
O site falso utiliza o mesmo endereço do original “joinclubhouse”, mas com uma terminação diferente. Em vez do tradicional “.com”, a URL ganha o sufixo “.mobi”. Na página falsa, há um ícone com o logo da Google Play, a loja de apps do Android e que permite iniciar o download – não faça isso.
De acordo com a Eset, tudo o que o usuário fará é instalar um trojan no smartphone. Este arquivo vai silenciosamente monitorar tudo o que é digitado no aparelho. Ou seja, todas as senhas e mensagens estarão sendo coletadas pelos criminosos.
Malicious web claiming to offer #Clubhouse for Android spreads banking trojan Blackrock. It lures credentials from 458 apps - financial, cryptocurrency exchanges & wallets, social, IM and shopping apps. There is currently no official Clubhouse app for Android. #ESETresearch 1/2 pic.twitter.com/azlxjvIgNO
— ESET research (@ESETresearch) March 16, 2021
Caso alguém já tenha sido vítima da farsa, o mais recomendado é formatar o smartphone e realizar a troca de todas as senhas utilizando um terminal seguro. Um dos sinais de que o smartphone pode estar infectado com o vírus é uma notificação que solicita a habilitação de serviços de acessibilidade.
Febre nos últimos meses, o Clubhouse ainda não conta com uma versão para Android. O cofundador e CEO da empresa, Paul Davison, afirmou recentemente que o aplicativo pode ser lançado para Android nos próximos meses, mais especificamente durante o verão nos Estados Unidos (entre junho e agosto).
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
O que as lideranças devem ter no radar para 2024, segundo o CEO da Falconi
ApexBrasil reúne investidores e governos em fórum no Itamaraty
Como a Suvinil tem reciclado o resto de tinta que você não usa
Bastidores da produção sustentável do cacau viram série no Globoplay com Rodrigo Hilbert
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.