CEO da Apple será ouvido por sete horas em julgamento sobre jogo Fortnite

O caso envolve supostas práticas anticompetitivas da Apple em relação ao mercado de aplicativos para iPhone

O próximo capítulo da batalha entre a Epic Games, dona do jogo Fortnite, e a Apple acontecerá em 3 de maio deste ano, quando o CEO da companhia americana Tim Cook será ouvido por sete horas em um julgamento. Cook irá falar sobre as supostas práticas anticompetitivas em relação à cobrança de um percentual sobre as vendas realizadas dentro de aplicativos para iPhone e à proibição de sistemas de pagamentos de terceiros. O CEO da Epic Games, Tim Sweeney, também está entre as testemunhas ouvidas na análise do caso.

Para a Bloomberg, a Apple informou que está "confiante de que o caso provará que a Epic violou propositalmente seu acordo apenas para aumentar suas receitas". 

Que tal viajar mais no mundo pós-pandemia? Conheça o curso de liberdade financeira da EXAME Academy

A Epic Games implementou um sistema próprio de cobrança dentro do jogo Fortnite, o que evitava o compartilhamento das receitas obtidas por meio da venda de itens virtuais no aplicativo. A medida levou à expulsão do aplicativo tanto da loja do iPhone, a App Store, quanto da loja do Android, a Google Play Store. 

Os desenvolvedores de aplicativos para celulares precisam compartilhar 30% das receitas obtidas com seus apps com as empresas responsáveis pelos sistemas operacionais. Ou seja, por viabilizar o software para os celulares, Apple e Google ficam com cerca de um terço da receita dos aplicativos disponíveis em suas lojas. A Epic Games acusa a medida de ser uma prática anticompetitiva.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.