Carro autônomo da Tesla falha e quase bate em VLT, nos Estados Unidos; veja vídeo

Veículo estava sendo testado, e o condutor conseguiu evitar o acidente assumindo o controle do volante
Tesla: O motorista assumiu o controle do volante a tempo de evitar o acidente (Foto/Reuters)
Tesla: O motorista assumiu o controle do volante a tempo de evitar o acidente (Foto/Reuters)
A
Agência O GloboPublicado em 05/07/2022 às 10:01.

O "Model 3", carro autônomo da Tesla, protagonizou mais um evento que poderia ter resultado num acidente grave. Durante um teste do canal Beta Tech OG, o veículo tentou atravessar na frente de um VLT (veículo leve sobre trilhos), na cidade de Denver, Colorado, nos Estados Unidos.

O motorista assumiu o controle do volante a tempo de evitar o acidente. Como o teste estava sendo filmado - mostrando, inclusive, outros pequenos erros de navegação - o episódio ficou registrado em vídeo (se quiser ir direto ao ponto do quase acidente, clique em 16min20).

Não ficou claro o motivo do problema, mas é possível ver, na tela do painel de controle do carro, que o sistema autônomo detectou a presença do VLT.

Outros casos

Esta não é a primeira vez que modelos autônomos da Tesla se envolvem em algum acidente. Em fevereiro deste ano, o mesmo Model 3, que estava no modo “Full Self-Driving" (direção totalmente autônoma), foi visto colidindo com um poste de barreira de ciclovia durante testes.

Em outros registros, o Model 3 parece ultrapassar um sinal vermelho, tenta descer uma ferrovia e depois uma pista de bonde por conta de falhas no software. Até mesmo bater em um jatinho estacionado numa pista de aeroporto já aconteceu.

Os vídeos fizeram com que a Tesla fosse forçada a fazer um recall de quase 54.000 carros e SUVs, por conta dos problemas no software de direção autônoma.

LEIA TAMBÉM: Tesla (TSLA34) no olho do furacão após baixa entrega de carros no 2T22