Tecnologia

Anatel aprova normas de qualidade para telefonia fixa

A entidade passará a exigir que os call centers atendam com sucesso 95% das ligações dos usuários


	Além das decisões sobre a qualidade da telefonia fixa, a Anatel também determinou que a Unicel não terá mais autorização para explorar serviços de telefonia móvel
 (Steve Zazeski/sxc.hu)

Além das decisões sobre a qualidade da telefonia fixa, a Anatel também determinou que a Unicel não terá mais autorização para explorar serviços de telefonia móvel (Steve Zazeski/sxc.hu)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de fevereiro de 2013 às 16h30.

Brasília - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira o regulamento de qualidade para a telefonia fixa, com metas para o completamento de chamadas e com exigência para o atendimento nos call centers das companhias. Serão enquadradas as operadoras que tenham mais de 50 mil clientes.

De acordo com as normas, que devem começar a vigorar daqui a 120 dias, pelo menos 93% das ligações locais terão que ser completadas. Já as ligações de longa distância locais e internacionais (DDD e DDI) serão obrigadas a ter um índice de sucesso de 92%.

As centrais de atendimento das companhias de telefonia fixa precisarão ser ainda mais eficientes, com uma meta de 95% para o atendimento das ligações feitas pelos usuários. O regulamento também busca reduzir a quantidade de erros verificados nas cobranças dos clientes e estabeleceu um limite de 2,5 faturas equivocadas para cada mil documentos emitidos por mês.

Unicel

A Anatel decidiu também extinguir a autorização da Unicel para a exploração do serviço de telefonia móvel. A empresa nunca chegou a operar e foi alvo de polêmica por estar ligada ao marido da ex-ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, que deixou o cargo após denúncias de tráfico de influência.

Segundo o relator do processo, Marcelo Bechara, a autorização da Unicel foi concedida a "título precário" e a companhia nunca chegou a apresentar as garantias de que poderia de fato atuar na área de telefonia celular. A Nextel chegou a tentar comprar a Unicel para poder utilizar essa autorização na região de São Paulo, mas hoje a Anatel também negou a anuência prévia para essa operação.

Acompanhe tudo sobre:AnatelCall centersgestao-de-negociosTelecomunicações

Mais de Tecnologia

Loja alternativa à App Store é lançada na União Europeia

Intel e AWS anunciam parceria para fabricação de chips de IA

Intel deve receber até US$ 3 bilhões para fabricar chips militares nos EUA

Apple libera iOS 18 nesta segunda; veja quais iPhones receberão atualização