Anac libera smartphones no "modo avião" durante todo o voo

Medida publicada hoje no Diário Oficial anuncia que smartphones e tablets poderão ser usados durante todo o voo, desde que estejam no "modo avião"

São Paulo – A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou uma resolução no Diário Oficial permitindo que passageiros usem dispositivos eletrônicos em todo o voo. A resolução prevê que mesmo durante as fases de decolagem e aterrisagem, smartphones e tablets poderão ser usados, desde que estejam no "modo avião".

A autorização ainda não está valendo. Para isso, as companhias aéreas precisam pedir, individualmente, permissão para a Anac.

Cada uma das companhias precisa provar para a Anac que o uso dos dispositivos não causaria problemas em seus equipamentos e sistemas de navegação.

Outra novidade da resolução é que os celulares poderão ser usados fora do movo avião logo depois que o avião pousar. Hoje, não é permitido o uso da rede celular enquanto a aeronave faz o taxiamento no aeroporto.

Para os consumidores, a medida permitirá que sejam usados smartphones, tablets, câmeras fotográficas e outros eletrônicos.

No início deste mês, o Grupo LATAM (que tem as companhias aéreas TAM e LAN) já havia anunciado que permitiria o uso de smartphones em “modo avião” durante todas as fases de seus voos. O grupo foi o primeiro a dar autorização para uso de eletrônicos, incluindo nos momentos de decolagem e aterrisagem, em toda a América do Sul.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.