Americano usa um terço do tempo online com jogos e redes sociais

Redes sociais ocupam quase um quarto do tempo que os usuários dos Estados Unidos passam conectados
Pesquisa leva em consideração o uso da internet a partir de computadores (foto/Reprodução)
Pesquisa leva em consideração o uso da internet a partir de computadores (foto/Reprodução)
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Célio YanoPublicado em 02/08/2010 às 13:45.

São Paulo - Redes sociais e jogos online ocuparam praticamente um terço de todo o tempo gasto por norte-americanos na internet no último mês de junho, segundo uma pesquisa divulgada hoje pela consultoria Nielsen. O estudo aponta um crescimento da comunicação por meio de mídias como Facebook e Twitter em detrimento do uso do e-mail e de comunicadores instantâneos.

Conforme os números, publicados no site Mashable, o tempo gasto com redes sociais cresceu 43%, de 15,8% em junho de 2009 para 22,7% no mesmo mês deste ano. Jogos online representavam 9,3% no ano passado e passaram para 10,2% - crescimento de 10%. Por outro lado, o acesso ao e-mail, que consumia 11,5% do tempo dos norte-americanos na internet, representa agora 8,3% - queda de 28%.

O crescimento das redes sociais ainda aumentou o consumo de vídeos e filmes. "Amigos e familiares estão endossando o conteúdo para outras pessoas", disse Dave Martin, vice-presidente da Nielsen ao jornal USA Today. Um fato curioso é que há mais norte-americanos acima dos 50 anos do que menores de 18 nas redes sociais, o que indica um "envelhecimento" da audiência.

A pesquisa leva em consideração o uso da internet a partir de computadores. A partir de celulares, o e-mail é o recurso mais utilizado, representando 41,6% do tempo consumido online.

Confira os principais números da pesquisa sobre o uso do tempo na internet a partir de computadores:

  Categoria Tempo gasto
06/2010
Tempo gasto
06/2009
Mudança
1 Redes sociais 22,7% 15,8% 43%
2 Jogos online 10,2% 9,3% 10%
3 E-mail 8,3% 11,5% -28%
4 Portais 4,4% 5,5% -19%
5 Comunicadores instantâneos 4% 4,7% -15%
6 Vídeos/Filmes 3,9% 3,5% 12%
7 Busca 3,5% 3,4% 1%
8 Fabricantes de software 3,3% 3,3% 0%
9 Entretenimento 2,8% 3% -7%
10 Classificados/Leilões 2,7% 2,7% -2%
  Outros 34,3% 37,3% -8%

Fonte: The Nielsen CompanyLeia outras notícias sobre redes sociais