Passagens aéreas são mais baratas na 1º quinzena de novembro

Skyscanner, maior site de comparação de preços de passagens aéreas, mostra os melhores momentos para compra de bilhetes

São Paulo – Pesquisa realizada pelo site Skyscanner, líder global em pesquisa online de passagens aéreas, mostra que, a partir de agora, a primeira quinzena de novembro é o melhor momento para comprar voos nacionais para o Ano Novo

A despeito da crença de que a compra em cima da hora pode garantir boas promoções, o levantamento mostrou que adquirir passagens para viagens domésticas nas duas primeiras semanas de novembro pode gerar uma economia de até 39% em relação ao preço estimado das passagens na última semana do ano.

Por outro lado, ainda que a primeira quinzena de novembro seja o período com menores preços até o fim do ano, o momento perfeito para a compra das passagens domésticas seria em setembro, com quatro meses de antecedência, quando os preços eram, em média, 63% menores do que na última semana do ano.

O levantamento, divulgado em primeira mão para EXAME.com, foi feito com base nos preços de centenas de milhares de bilhetes de voos domésticos e internacionais. 

Na análise sobre os preços de passagens internacionais, a conclusão foi de que os melhores preços são encontrados quando a compra é feita com seis a 19 semanas de antecedência. 

Veja na tabela a seguir o prazo de antecedência ideal para a compra de passagens para cinco destinos internacionais. 

Destino Prazo
Estados Unidos 6 semanas de antecedência
Itália 10 semanas de antecedência
Espanha 16 semanas de antecedência
Inglaterra 17 semanas de antecedência
Portugal 19 semanas de antecedência

Ferramentas do site

Ao informar o destino e data do voo, o Skyscanner permite comparar preços de passagens de diferentes companhias aéreas.

Para garantir tarifas mais baratas, o site recomenda comparar voos com escalas e buscar passagens de companhias aéreas diferentes para os voos de ida e volta.

O usuário também pode checar os preços médios das passagens do destino pesquisado em cada mês do ano para observar quais são os seus períodos de alta e baixa temporada. 

A plataforma oferece um serviço de alerta de passagens aéreas promocionais. Para receber a notificação, o usuário deve configurar o destino e a data que pretende viajar. Ao visualizar o link “Promoção relâmpago”, basta então clicar e registrar seu e-mail.

Toda vez que houver uma mudança no preço da passagem, o site envia um alerta por e-mail. O serviço é gratuito e podem ser adicionadas diferentes rotas e datas. 


Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.