Modelos Corolla e Grand Cherokee terão recall de airbags

A Toyota do Brasil está convocando proprietários do Corolla produzidos entre 2002 e 2003 para um recall preventivo do airbag do lado do passageiro

São Paulo – A Toyota do Brasil está convocando proprietários do Corolla produzidos entre maio de 2002 e agosto de 2003 para um recall preventivo do airbag do lado do passageiro. Segundo a empresa, 28.148 unidades do Corolla podem comparecer às concessionárias para corrigir a falha, sem custos.

Os airbags podem apresentar problemas de abertura inadequada da bolsa em caso de colisão frontal do veículo, com possibilidade de danos materiais e de lesão física ao passageiro. Em casos remotos, informa a empresa, há o risco de incêndio e possíveis lesões graves, até mesmo fatais aos ocupantes do veículo.

O consumidor que confirmar o envolvimento do seu veículo na campanha não deverá utilizar o banco dianteiro do passageiro para o transporte de pessoas, até comparecer a uma concessionária para atender à primeira fase da campanha.

Na primeira etapa da campanha de recall, a partir desta terça-feira, 17, haverá a desativação do módulo do deflagrador do airbag do lado do passageiro e a fixação da etiqueta adesiva no painel do veículo, por meio da qual o consumidor é alertado sobre a desativação temporária do airbag.

A segunda etapa, com início previsto até 3 de novembro, será precedida de nova comunicação endereçada aos proprietários dos veículos envolvidos na campanha para a substituição da bolsa do airbag, bem como a reativação do sistema e a remoção da etiqueta de alerta.

Os proprietários dos veículos que tiveram a substituição da bolsa do airbag dianteiro do passageiro, na campanha anterior, não precisam comparecer novamente.

Para agendar o atendimento, os proprietários deverão entrar em contato com a Rede de Concessionárias Toyota. Os endereços e telefones estão disponíveis no site http://www.toyota.com.br.

Chrysler.

A Chrysler do Brasil também está convocando proprietários dos veículos Jeep Grand Cherokee, modelo 2002, 2003 e 2004, com números de chassis de 1J8G2E8A03Y502945 a 1J8GWE8NX2Y126664, a comparecerem a uma concessionária autorizada da rede para instalação de um componente no circuito do módulo do airbag.

No comunicado, a empresa informa ter identificado que o módulo de controle do airbag poderá acionar inadvertidamente o airbag frontal, o de cortina e o pré-tensor do cinto de segurança, com risco de provocar ferimentos ou lesões no motorista e demais ocupantes do veículo, além da possibilidade de perda de dirigibilidade e consequente colisão.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 703 7150, ou pelo site http://www.jeep.com.br.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.