Devo declarar no Imposto de Renda o saldo em conta corrente?

Especialistas respondem se o saldo da conta corrente do banco deve ser declarado no Imposto de Renda e de qual forma

Dúvida do internauta: Eu preciso declarar no Imposto de Renda o valor que eu tinha na minha conta corrente do banco no fim do ano passado? No informe enviado pelo banco aparece apenas a minha conta poupança e não a conta corrente. O que devo fazer?

 Resposta de Rodrigo Paixão e Thiago Mirales*:

Sim, recomenda-se que o saldo da conta seja informado. No entanto, esta é uma informação obrigatória apenas se o saldo em conta era superior a 140 reais em 31/12/2015 (veja tudo que você deve declarar no IR). 

O saldo deve ser declarado na ficha de “Bens e Direitos”, na linha “61 – Depósito bancário em conta corrente no País”.

O informe de rendimentos financeiros pode ser facilmente obtido nas agências do banco no qual você mantém sua conta ou pelo Internet Banking.

Caso você não encontre no informe o valor do saldo em conta, recomendamos que você entre em contato com o gerente do banco para averiguar se o saldo foi incluído em outra aplicação financeira ou se tal informação apenas não foi contemplada no informe de rendimentos financeiros.

Alguns bancos fazem aplicações automáticas do saldo em conta corrente. Por isso, é possível que no seu informe o saldo que você possuía apareça em alguma linha relacionada a aplicações financeiras, como RDBs, CDBs, notas compromissadas e outras.

Como isso pode variar muito de banco para banco, a recomendação, novamente, é entrar em contato com seu gerente para checar as informações. 

Caso o saldo tenha, de fato, sido informado como uma aplicação financeira, cheque com seu gerente em qual campo do IR o valor deve ser informado, de acordo com o tipo de aplicação.

*Rodrigo Paixão e Thiago Mirales são sócios da Atlas Tax Consulting, empresa especializada em assessoria e consultoria jurídica, fiscal e tributária.

Envie outras perguntas sobre Imposto de Renda para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Veja o passo a passo para declarar o seu Imposto de Renda no Guia IRPF 2016 de EXAME.com.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.