Como contratar um seguro saúde para uma viagem ao exterior?

Se pretende viajar, prevenção é a palavra-chave para garantir sua segurança em quaisquer eventualidades

Quando se pensa em uma viagem internacional, os preparativos normais sempre são: escolher o local, fazer cotações em agências de viagem ou em sites de hotéis, efetuar a reserva, providenciar as passagens, comprar novas roupas, calçados e acessórios, preparar a mala, comprar moedas estrangeiras em casas de câmbio. Sempre tentando não esquecer de nada para não precisar enfrentar problemas ao chegar ao seu destino. 

Porém, nem sempre o viajante pensa em fazer um seguro saúdeSendo assim, vamos falar sobre o assunto neste artigo.  

O que é um seguro saúde para viagem ao exterior 

É um contrato feito com uma empresa de seguros, a qual se compromete a oferecer assistência no caso de acontecer algo relacionado com sua saúde durante a viagem internacional. 

Uma informação importante é que, dependendo do país, esse seguro é obrigatório e não ter um pode barrar sua entrada no momento do desembarque. 

O conselho é que você pesquise sobre essa obrigatoriedade em relação ao país para onde vai ou contrate um seguro saúde para viagem ao exterior sempre, independentemente do destino, pois é uma garantia de segurança onde quer que esteja.  

Principais coberturas 

A principal é relacionada à sua saúde, como atendimento médico, hospitalar e odontológico; assistência para repatriação em caso de doença, acidente ou morte do segurado; custeio de medicamentos, entre outras. 

Extravio de bagagem, atrasos em voos, normalmente, também fazem parte do pacotemas você pode solicitar outras coberturas, como despesas jurídicas, por exemplo. 

Dica: a maioria das seguradoras não cobre problemas causados por surtos, epidemias ou pandemias. Então, tome a precaução de pedir que essa e outras opções menos convencionais sejam inclusas. Pode aumentar o valor do seguro, mas vale a pena, pois muitos foram pegos de surpresa em 2020 por causa do coronavírus.  

Como e onde contratar 

As empresas costumam levar em conta alguns aspectos relacionados à viagem para calcular o valor da indenização e o preço a ser pago pelo segurado. Alguns são: país de destino, tipo de atividade (turismo, negócios), idade, gravidez, participação em esportes radicais ou algo que envolva riscos. Por isso, seja sincero e detalhe todos os dados na contratação, pois, omitir algo pode acabar custando caro. 

O seguro de viagem pode ser contratado: 

  • Em seguradoras; 
  • No seu banco; 
  • Na companhia aérea; 
  • Nas agências de turismo; 
  • No site em que contratou sua viagem; 
  • Na operadora de seu cartão de crédito.

Tudo pode ser feito diretamente pela Internet. Basta seguir as orientações da empresa ou instituição escolhida e boa viagem! 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.