Acompanhe:
seloRevista Exame

Cartas & E-mails – A Odebrecht e seus demônios

Confia as cartas e os e-mails que chegaram à redação de EXAME sobre a última edição da revista, que tem a Odebrecht como tema em destaque

Modo escuro

Continua após a publicidade
Obra da Odebrecht em metrô: a meta é aumentar a parcela de contratos privados no faturamento — hoje de 20% do total | Germano Lüders /  (Germano Lüders/Reuters)

Obra da Odebrecht em metrô: a meta é aumentar a parcela de contratos privados no faturamento — hoje de 20% do total | Germano Lüders / (Germano Lüders/Reuters)

R
Redação Exame

Publicado em 5 de julho de 2018 às, 05h00.

Última atualização em 10 de julho de 2018 às, 17h16.

Os desafios da Odebrecht

Quem pagou para ver Marcelo Odebrecht longe do comando da construtora fundada por seu avô, e da qual ele é herdeiro, se deu muito mal. Afinal, como mostra a reportagem de EXAME, as opiniões de Marcelo sobre a condução da empresa estão prevalecendo e ele vem detonando seus antigos amigos (A Odebrecht e seus demônios, 27 de junho). A empresa, que já foi a maior do setor, ainda está  cambaleando. Mas espero que, após a higienização da Lava-Jato, ela possa voltar a ser conhecida mais pela sua capacidade e competência do que pelas falcatruas em que se envolveu.

Antonio Jose G. Marques, Rio de Janeiro, RJ


Parabenizo a equipe de EXAME- pela reportagem sobre a -Odebrecht. É um assunto que, apesar de já ter sido muito falado, foi abordado de uma forma excepcional e imparcial. Parabéns!

Luana Cazali da Silva, Casa Branca, SP


POLÍTICA

Na entrevista a EXAME (“O Brasil vive uma tempestade perfeita”, 13 de junho), o professor de Harvard Steven Levitsky, autor do livro How Democracies Die, chama de “questionável” o impeachment de Dilma Rousseff, sem levar em conta o desastre econômico que o país sofria e cujas consequências terríveis levaremos anos para amortizar. O movimento contra toda essa maré danosa aos interesses da nação reuniu milhões de cidadãos nas ruas de um modo pacífico e foi um dos poucos momentos gloriosos de nossa esquálida democracia. Questionável foi, e é, o modo como a esquerda latino-americana insiste em tomar o poder para si, sem nunca agir na gestão pública de maneira responsável, civilizada e eficaz.

Silas Veloso, Belo Horizonte, MG


POLÍTICA (2)

Apreciei o comentário de Bolívar Lamounier, em entrevista a EXAME, de que o Brasil é um país refém do corporativismo (O caos. E ainda pode piorar, 13 de junho).  Na minha opinião, também há corporativismo no Banco do Brasil, na Receita Federal e no Banco Central. O maior erro estratégico do Brasil foi a construção de Brasília. Apesar das boas intenções, ela deu espaço para que a burocracia estendesse a sua ação.

Luís Gaj, São Paulo, SP


CARTÕES

Com relação à reportagem O novo filão das fintechs (13 de junho), gostaríamos de informar que o valor cobrado por saque nos caixas eletrônicos da rede Banco24Horas é definido pelas instituições financeiras, e não pelo Banco24Horas. As instituições financeiras podem oferecer saques gratuitos e outras transações dentro de um pacote de serviços contratado pelo consumidor, que incluem as operações feitas nos caixas eletrônicos.

Luiz Stefani, Diretor de Autoatendimento da TecBan, empresa que administra

a rede Banco24Horas


EDIÇÃO ESPECIAL

O número da revista EXAME dedicado às novas tecnologias e seu impacto para a indústria é muito útil para o país (Como construir o Brasil 4.0, 30 de maio). Fica claro que, com pequenos ajustes, tanto por parte do setor público quanto do setor privado, é possível ampliar o investimento e dar um melhor direcionamento para que o Brasil seja capaz de se ajustar à Quarta Revolução Industrial. Um exemplo é destinando mais recursos para pesquisas, em especial para organismos como a Embrapa e o Ministério da Ciência e Tecnologia.

José de Jesus Moraes Rego, Brasília, DF


TECNOLOGIA

Sou assinante da revista e gostaria de -dizer que senti falta de a reportagem mencionar a loja online de vinhos Wine.com.br na reportagem Um brinde ao digital (14 de abril), que trata sobre o mercado de vinhos na internet. Sou assinante da –Wine.com.br e acredito que seja uma das maiores distribuidoras e vendedoras de vinhos online no Brasil.

Carlos Gustavo Zahluth Monteiro, Frutal, MG

Últimas Notícias

Ver mais
IA é catalisador para novas tecnologias e vai mudar todos os trabalhos, diz futurista
Future of Money

IA é catalisador para novas tecnologias e vai mudar todos os trabalhos, diz futurista

Há 3 horas

Reforma do Novo Ensino Médio: MEC vai tentar aprovar no Senado mudanças rejeitadas pela Câmara
Brasil

Reforma do Novo Ensino Médio: MEC vai tentar aprovar no Senado mudanças rejeitadas pela Câmara

Há 3 horas

Remédios mais caros? Preço de medicamentos subirá até 4,5% a partir de domingo
Economia

Remédios mais caros? Preço de medicamentos subirá até 4,5% a partir de domingo

Há 3 horas

BRT Transbrasil começa a operar neste sábado e terá multa gravíssima em caso de invasão de faixa
Mundo

BRT Transbrasil começa a operar neste sábado e terá multa gravíssima em caso de invasão de faixa

Há 3 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais