Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:
seloRevista Exame

As lições que o Brasil precisa aprender com o tsunami do coronavírus

É hora de tirar a água a bordo, com uma leva de políticas anticíclicas que vêm sendo adotadas mundo afora, sem perder o foco das reformas no longo prazo

Modo escuro

O empresário Renato Ticoulat, da Jan-Pro: sem crédito no pior momento  (Germano Lüders/Exame)

O empresário Renato Ticoulat, da Jan-Pro: sem crédito no pior momento (Germano Lüders/Exame)

R
Redação Exame

Publicado em 21 de maio de 2020, 05h00.

Última atualização em 12 de fevereiro de 2021, 13h03.

Até um quarto dos 4 milhões de micro, pequenas e médias empresas brasileiras pode fechar as portas ainda neste ano em consequência da crise provocada pelo coronavírus. Esse grupo de empresas responde por 30% do PIB e emprega mais de 20 milhões de pessoas. Sua agonia é tema de uma reportagem especial desta edição da EXAME. Mostramos como a crise escancarou as dificuldades dos empreendedores em conseguir crédito e honrar seus compromissos mensais. É uma enorme leva de empresários brasileiros habituados a viver com o cobertor curto da falta de capital.

Nas últimas semanas, o que era difícil ficou inviável. O governo federal criou ferramentas voltadas para os empreendedores — mas as medidas foram mais tímidas do que em outros países, e boa parte delas simplesmente não chegou à ponta. Sem garantias de que conseguirão atravessar a tormenta, os pequenos negócios não conseguem recursos e, sem eles, são de fato tragados pela tempestade. É a profecia que se autorrealiza e que engolfa até mesmo startups de tecnologia em forte crescimento (mas sem lucro). Momentos de incerteza total, como o atual, porém, reforçam a importância da resiliência. Startups mais ágeis encontraram novos mercados.

Empresas de energias renováveis, que vêm trabalhando anos a fio para reduzir seus custos, seguem firmes mesmo com o petróleo em mínimas históricas. A revolução na energia é tema de outra reportagem desta edição. Numa escala mais ampla, a crise mostrou que países com as contas em dia tendem a resistir mais — como o Peru, tema de outro texto desta edição.

O Brasil, infelizmente, foi atingido pelo tsunami quando ainda pregava as primeiras tábuas no decrépito casco de seu navio. É hora de tirar a água a bordo, com uma leva de políticas anticíclicas que vêm sendo adotadas sem grandes contestações nem mesmo nos Estados Unidos, onde o liberalismo não é tema de briga de bar, como aqui. Também não há grandes dúvidas de que, quando o pior passar, o Brasil vai precisar retomar a agenda de reformas liberais — mas deveria ter os olhos atentos para as lições deixadas por estas semanas difíceis.

Uma delas é a importância de valorizar e reformar o Sistema Único de Saúde e de integrá-lo de forma mais coordenada à iniciativa privada, foco de outra reportagem. Como aponta o empresário Carlos Wizard, na entrevista da página 20, o momento atual é uma oportunidade para repensar o mundo. Wizard já havia separado seus últimos anos para entender as complexidades para além da área vip dos aeroportos. O objetivo final, de construir um país mais rico e mais justo, com um Estado mais eficiente e empresas mais inovadoras, une Wizard aos 4 milhões de pequenos empresários. Para isso, os imprevistos encontrados desde o início da crise têm de servir de lição.   

Últimas Notícias

ver mais
seloRevista Exame

Pré-candidato à reeleição, prefeito de SP se define como 'verdadeiramente de centro'

Há 3 dias
SLC: a empresa que alimenta o mundo
seloRevista Exame

SLC: a empresa que alimenta o mundo

Há 3 dias
Brilho artificial: como diamantes criados em laboratório ganharam espaço no mercado de luxo
seloRevista Exame

Brilho artificial: como diamantes criados em laboratório ganharam espaço no mercado de luxo

Há 3 dias
Quer ser um bom vendedor? Livro ensina melhores técnicas de venda para conquistar clientes
seloRevista Exame

Quer ser um bom vendedor? Livro ensina melhores técnicas de venda para conquistar clientes

Há 3 dias
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais