Por que as pessoas não deveriam querer ficar ricas

Essa pergunta pode ter várias respostas diferentes, mas todos os que querem enriquecer têm algo em comum (mesmo que alguns não saibam disso)

Por que as pessoas querem ficar ricas? Essa pergunta pode ter várias respostas diferentes. Pode ser para comprar o melhor carro do ano, ou ter uma mansão, ou para viver confortavelmente com segurança. O motivo ainda pode ser nunca mais querer trabalhar. Mas ninguém deveria buscar ficar rico.

Não importa qual é o objetivo, mas existe algo que todos que querem ficar ricos deveriam buscar: a liberdade financeira. Pode parecer exagero, mas liberdade financeira é poder fazer o que você quiser em relação às suas finanças. O caminho para alcançar a liberdade financeira tem duas opções, os investimentos e o empreendedorismo. Hoje nós vamos explicar o primeiro.

Você também já deve ter escutado em algum lugar que investir é para quem é muito rico, e tem experiência no mercado financeiro. Não é verdade. Investir é uma das poucas opções para ter um futuro garantido. Abrir um negócio é a outra opção (ótima também), mas investir o seu dinheiro e fazer ele trabalhar pra você é o caminho que muitos seguem, porque funciona.

Confira o curso Exame Academy:
Iniciação: primeiros passos para investir na Bolsa

O senso comum de que é preciso ser rico e experiente para começar a investir é mentira, mas não totalmente. Se olharmos para o setor algumas décadas atrás, de modo geral esse era mesmo o perfil dos investidores. E os motivos são dois: acesso e informação.

Era muito mais complicado acessar uma plataforma de investimentos e não havia tanta informação disponível para todo mundo acessar onde e quando quiser. Agora isso é completamente diferente e você só não aprende e começa a investir se não quiser.

Confira:
Melhores fundos: investimento para quem não sabe investir

Hoje, além de toda a variedade de conteúdo — boa parte gratuitos — sobre investimentos na internet, ainda é possível investir do celular. Diversas corretoras já têm o home broker (plataforma onde é feita as compras e vendas de ações) em aplicativos simples e intuitivos. Ou seja, começar a investir está, literalmente, ao alcance dos seus dedos.

Se você ainda arranja desculpas para não entrar no mundo dos investimentos é porque você faz parte da grande maioria dos brasileiros, que trabalha duro a vida inteira, corre atrás de dinheiro do dia em que começa a trabalhar até o momento em que não pode mais continuar e permanece sem saber cuidar do próprio patrimônio.

Aprender a investir não exige ser um expert em economia, em finanças ou em negócios. Não exige que você saiba a ler e compreender do começo ao fim o relatório de uma empresa. A única coisa que é exigido é vontade de ter o controle da sua própria vida. As informações e as ferramentas são a parte mais fácil e estão disponíveis em todo lugar. Falta apenas a própria decisão de tomar as rédeas da sua vida financeira.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?

Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?

Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis

Já é assinante? Entre aqui.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.