“ESG é sobre fazer a coisa certa”, diz especialista da EXAME Research

Renata Faber explica vantagens de investimentos ESG; confira análise voltada para modalidade que considera critérios ambientais, sociais e de governança

“ESG é sobre fazer a coisa certa”, é a definição da especialista em ESG da EXAME Research Renata Faber. A sigla em inglês significa ambiental, social e governança. Utilizar parâmetros ESG ao analisar uma empresa significa ver como a empresa está se comportando nestes três aspectos.

Hoje, o papel das empresas na sociedade é mais amplo que no passado, e por isso a análise ESG vem ganhando espaço, complementando a financeira. E a modalidade também traz diversas vantagens, como explica Faber.

“O investimento em empresas que têm alto padrão ESG permite que um investidor invista em linha com seus princípios. Além disso, a análise sob a ótica ESG permite entender como a empresa está posicionada em um cenário em que padrão de consumo, leis e normas evoluem. Por fim, empresas com alto padrão ESG tendem a ser mais resilientes em períodos de crise”, diz a analista.

No passado, o papel da empresa era dar lucro. Com o passar dos anos, a sociedade entendeu que as empresas também deveriam expandir seus papéis: a companhia tem de se importar com a sociedade na qual está inserida e buscar desenvolver um sólido relacionamento com todos os indivíduos e organizações que de alguma forma são impactados por ela.

Nesse cenário, o mercado está cada vez mais incorporando aspectos ambientais, sociais e de governança em suas análises, e esses parâmetros complementam os financeiros. O uso de parâmetros ESG permite uma visão muito mais ampla das empresas: mostra desde o relacionamento das empresas com seus stakeholders, até como macrotendências (por exemplo, urbanização e uso de energia renovável) impactam setores e empresas. Mas tudo isso também está ligado à gestão, porque o ESG também evidencia a capacidade das empresas de atrair e reter talentos e de incentivar a inovação.

Com as mudanças e demandas sociais, as análises de investimentos feitas com base nos princípios de ambiental, social e governança ganharam força e relevância. Cada vez mais são pensadas formas e estratégias para o mercado financeiro que considerem estes aspectos.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?

Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?

Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis

Já é assinante? Entre aqui.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.