Quadro da Monalisa é atacado por homem disfarçado de senhora

Um dos quadros mais famosos do mundo foi atingido por uma torta neste domingo, 29
 (Twitter/Reprodução)
(Twitter/Reprodução)
D
Da Redação

Publicado em 30/05/2022 às 08:55.

Última atualização em 30/05/2022 às 09:30.

Uma das obras de arte mais famosas do mundo, La Gioconda — conhecida no Brasil como Monalisa — sofreu um ataque de vandalismo neste domingo, 29, no Museu do Louvre, em Paris.

Segundo informações do jornal El País, um homem, disfarçado com uma peruca de uma senhora e usando uma cadeira de rodas, atirou uma torta no quadro diante de uma sala completamente lotada, como de costume.

Os seguranças expulsaram imediatamente a pessoa do museu e funcionários iniciaram a limpeza da sala. Não se sabe a identidade nem a motivação do ataque.

Diversos visitantes publicaram fotos e vídeos do ocorrido nas redes sociais. Protegida por uma placa de cristal, a obra não sofreu danos.

 

Ataques anteriores

Em 2009, uma turista atirou uma xícara em direção ao quadro e danificou o vidro de proteção. Em 1974, enquanto era exposta no Museu Nacional de Tóquio, uma mulher tentou espirrar uma tinta spray vermelha na pintura, sem sucesso. Já em 1956, sofreu dois ataques: um com ácido, que danificou uma das partes inferiores do quadro, e um com uma pedra, que causou um pequeno dano. Além disso, em 1911, o quadro foi roubado por Vincenzo Peruggia, sendo resgatado somente dois anos depois.

VEJA TAMBÉM: 

Jogos de futebol hoje, segunda-feira, 30; onde assistir ao vivo e horários

WhatsApp vai deixar de funcionar em alguns iPhones; saiba quais

Fondue do Outback: conheça os novos sabores e acompanhamentos

Chuva de meteoros será visível no Brasil dia 31 de maio