Pop

Pescadores são resgatados de ilha remota após mensagem de 'socorro' na areia

Sinal de ajuda foi avistado por aeronave que sobrevoava a Micronésia

Palavra 'help' (socorro, em português) foi escrita na areia com folhas de palmeira. ( US Coast Guard Forces Micronesia/-)

Palavra 'help' (socorro, em português) foi escrita na areia com folhas de palmeira. ( US Coast Guard Forces Micronesia/-)

Publicado em 17 de abril de 2024 às 08h42.

Três pescadores foram resgatados de uma remota ilha no Pacífico após uma semana de naufrágio. Eles foram encontrados graças à escrita, na areia, da palavra 'help' -- ajuda, em inglês -- com folhas de palmeiras.

Uma equipe da Guarda Costeira norte-americana buscou os homens na ilha de Pikelot, parte dos Estados Federados da Micronésia, próximo a Papua Nova Guiné, após ver a mensagem. O encontro se deu na terça-feira, 9.

Uma busca havia sido iniciada após os pescadores não voltarem para casa após uma expedição de pesca, a cerca de 185 quilômetros de distância de onde foram encontrados. O motor do barco em que se encontravam foi danificado, impossibilitando que continuassem viagem. Quando chegaram à ilha, os pescadores constataram que a bateria de seu rádio havia acabado.

Apesar de esforços de busca aérea, os homens não haviam sido encontrados até o avistamento da palavra 'help' por parte de um jato.

De acordo com a tenente Chelsea Garcia, a escrita foi 'crucial' para que os homens fossem encontrados. "Esse ato de engenhosidade foi essencial para guiar os esforços de resgate diretamente à sua localização", declarou.

Segundo o site Stars and Stripes, um resgate quase idêntico aconteceu na mesma ilha há quatro anos. Na ocasião, três marinheiros cujo combustível chegou ao final se dirigiram à ilha e escreveram 'SOS' na areia com folhas de palmeira. A mensagem também foi avistada por uma aeronave.

Acompanhe tudo sobre:Pesca

Mais de Pop

The Weekend anuncia show em São Paulo; veja data e como comprar ingressos

Emmy 2024: veja a lista de séries e artistas indicados ao vivo

'Os Outros': 2ª temporada de série de suspense ganha data de estreia; saiba mais

Núcleo da Terra está desacelerando e pode girar ao contrário; entenda como isso afeta o planeta

Mais na Exame