Pop

One Piece completa 25 anos; saiba cinco curiosidades do anime "infinito"

O anime já conta com mais de mil episódios e é um dos mais vendidos do mundo

Por Luiza Vilela
Publicado em 05/08/2022 18:27
Última atualização em 05/08/2022 18:41

Tempo de Leitura: 5 min de leitura

Em 2022, um dos mangás mais “infinitos” de todos completa 25 anos. One Piece , que já conta com mais de mil episódios de animação japonesa (anime) e de quadrinhos, é um dos mais populares mundo afora.

A história de Monkey D. Luffy, jovem pirata com chapéu de palha, traz em sua extensa trajetória intrigas de poder e um objetivo inconfundível: se tornar o novo Rei dos Piratas. O anime é do estilo “ shounen ” (anime de ação), e começou a ser exibido em 1999. Já o mangá, da forma como o conhecemos, foi lançado no ano de 1997.

Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias do Brasil. Tudo por menos de R$ 0,37/dia.

Em comemoração aos 25 anos desse que é um dos animes mais populares, a redação da EXAME separou cinco curiosidades sobre One Piece . Confira:

1. Pode parecer, mas One Piece não é o anime mais longo da história

One Piece

Na foto: Monkey D. Luffy (One Piece/Divulgação)

Chegando aos 1.028 episódios neste sábado, há quem realmente acredite que One Piece é o anime mais longo da história. E ele de fato se esforça para chega lá, mas está longe de alcançar o título de Sazae-san — em exibição desde 1969, com mais de 7.500 episódios.

A bem da verdade, One Piece sequer está no top5 dos animes mais longos, ocupados, atrás de Sazae-san , por Nintama Rantaro , Ojarumaru , Oyako Club e Doreamon , todos com mais de 1.700 episódios (e ainda em exibição).

2. Originalmente, One Piece seria uma série de cinco anos

one-piece

Na foto: capa de One Piece (One Piece/Divulgação)

Eiichiro Oda, criador do mangá, havia planejado uma história que duraria somente cinco anos para One Piece . Neste mês, a produção já é cinco vezes mais longa do que o previsto pelo mangaka.

Vale destacar que Oda costuma trabalhar com poucos assistentes e, até hoje, prefere desenhar a maior parte do mangá sozinho, com seu traço original. Ele também não repete cenas antigas em flashback: é tudo feito do zero.

3. One Piece e Eiichiro Oda estão no The Guinnes Book of World Records

Na foto: Eiichiro Oda (Eiichiro Oda/Divulgação)

Com mais de 500 milhões de mangás vendidos em mais de 55 países, a obra e o autor foram notados pelo Guinnes Book . O recorde vem do maior número de exemplares de uma mesma série de comic books publicados por um único autor.

Hoje, esse já se consagra como o segundo quadrinho mais vendido do mundo, à frente das obras do Batman — presentes no mercado há mais de 80 anos. Quem lidera esse recorde, a título de curiosidade, é o próprio Super-Homem (600 milhões de cópias vendidas).

Para ter ideia, o sucesso de vendas de One Piece é tão forte que a história colocou Eiichiro Oda na lista dos dez autores de ficção mais vendidos da História.

LEIA TAMBÉM: One Piece alcança 300 milhões de cópias impressas no Japão

4. Luffy é dublado por Mayumi Tanaka, uma mulher de 67 anos

one piece

Na foto: Mayumi Tanaka (Mayumi Tanaka/Divulgação)

Uma porção de animes no Japão é dublada por mulheres, mesmo que os personagens em questão sejam do gênero masculino. Com One Piece , não foi diferente: o protagonista, Luffy, é dublado desde o primeiro episódio por Mayumi Tanaka.

Na versão brasileira, Luffy ganhou voz por dois dubladores: Wagner Fagundes, quando a distribuição de dublagem no Brasil pertencia à DPN Santos, e Carol Valença, quando a distribuição foi para UniDubi, em 2018.

5. A amizade entre Oda e Masashi Kishimoto que gerou easter eggs

one piece naruto

À esquerda: capítulo 766 de One Piece. À direita: capa do volume final de Naruto. (One Piece / Naruto/Divulgação)

O personagem “Perna Negra” Sanji, na verdade, tinha como nome “ Naruto ”, na trama original. No entanto, a introdução desse personagem veio no mesmo ano do animeNaruto, de Masashi Kishimoto, e Eiichiro Oda resolveu mudar o nome do personagem em One Piece .

Anos mais tarde, ambos os mangakas se tornaram muito reconhecidos e, no volume final da saga de Naruto, Kishimoto fez uma homenagem a One Piece , inserindo o símbolo da caveira com chapéu de palha na bandana do Naruto.

No capítulo 766 de One Piece , Oda também fez uma homenagem à Kishimoto, inserindo uma cena de Luffy e Naruto almoçando juntos, cada um comendo a comida favorita do outro.

Onde assistir One Piece?

Parte do conteúdo audiovisual já está disponível na Netflix , com atualizações previstas até o final do ano. Ao todo, a plataforma de streaming já conta com 13 temporadas, contabilizando um total de 325 episódios.

Na Crunchyroll, todos os episódios estão incluídos e há lançamento dos novos todos os sábados.

Até o presente momento, One Piece já conta com 1.027 episódios, quatro OVAs, 13 especiais e 14 filmes, um verdadeiro gigante das animações japonesas.

LEIA TAMBÉM:

Twitter relembra momentos mais marcantes de Jô Soares no ar; assista

Johnny Depp impediu que uma mulher fizesse papel de vilã em Piratas do Caribe; entenda

Coreia do Sul lança primeira sonda espacial lunar (e ela vai tocar BTS)


Veja Também