Pop

Linha Direta: 36 pessoas são presas após exibição de crimes na TV; 2ªtemporada é confirmada

A emissora carioca já confirmou a segunda temporada do programa, que está prevista para 2024

Linha Direta: ele é um programa de jornalismo investigativo que fez sucesso na televisão entre 1990 e 2007 (FABIO ROCHA/TV GLOBO./Divulgação)

Linha Direta: ele é um programa de jornalismo investigativo que fez sucesso na televisão entre 1990 e 2007 (FABIO ROCHA/TV GLOBO./Divulgação)

Publicado em 7 de julho de 2023 às 07h58.

Após a volta do programa Linha Direta à grade da TV Globo, em 4 de maio, ao menos 36 prisões de pessoas acusadas de crimes retratados no TV foram realizadas, segundo a emissora. O décimo e último episódio da atual temporada do Linha Direta foi exibido na quinta-feira, 6. A emissora carioca já confirmou a segunda temporada do programa, que está prevista para 2024.

Conforme a TV Globo, o programa ajudou na solução de três casos, sendo que em um deles (o Golpe dos Nudes) ocorreram 34 prisões. A primeira prisão ocorrida após a exibição no Linha Direta foi de John Lennon Menezes Maia, acusado de participar da morte da menina Lorena Ferreira Rodrigues, de 2 anos, em março de 2022, em Manaus.

O caso foi retratado em 18 de maio e ele foi preso no dia 31, na mesma cidade, após denúncia feita por meio do telefone 181 por pessoas que assistiram ao programa e reconheceram Maia. Ele trabalhava como lavador de carros na rua Atagamita, no bairro Aleixo, em Manaus. Ao receber voz de prisão tentou fugir e foi atingido com um tiro em um dos pés.

O programa sobre o Golpe dos Nudes, exibido em 25 de maio, rendeu consequências em dois momentos distintos. Quatro dias depois, em 29 de maio, 33 acusados de integrar a quadrilha foram presos em 11 cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Depois, em 15 de junho, foi presa em Porto Alegre uma das líderes da quadrilha, a até então foragida Giliane Lindsai da Silva Abreu. Todas as prisões ocorreram após denúncias decorrentes de identificação por meio do programa.

O terceiro caso que gerou prisões após exibição pelo Linha Direta foi do assassinato da transexual Renata Ferraz, de 16 anos, no município paraibano de Patos, em abril de 2022. O programa foi exibido em 1 de junho e em 4 de julho foi preso o executor do crime, Giovani de Lima Galdino Silva, foragido desde o ano passado. Ele estava morando em Novo Hamburgo-RS.

O que é o programa Linha Direta?

Linha Direta é um programa de jornalismo investigativo que fez sucesso na televisão entre 1990 e 2007. Todo episódio dois casos policiais eram apresentados para o público. A atração foi inspirada em sucessos da TV americana, como  Yesterday, Today and Tomorrow e The Unsolved Mysteries.

Acompanhe tudo sobre:Globo

Mais de Pop

Que horas começa 'Renascer'? Veja o que acontece no capítulo desta quinta-feira

Autópsia mostra que Robin Williams não tinha Parkinson; ator faleceu há 10 anos

Príncipe Harry receberá herança milionária aos 40 anos

The Weeknd em SP: venda geral de ingressos começa nesta quinta-feira; veja preços e como comprar

Mais na Exame