Pop

Festa junina no Brasil: veja as melhores cidades para aproveitar o São João

Confira 10 destinos brasileiros imperdíveis durante o mês de junho

Festa Junina (MesquitaFMS/Getty Images)

Festa Junina (MesquitaFMS/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 1 de junho de 2024 às 05h05.

As festas juninas são uma tradição enraizada na cultura brasileira, celebradas em junho e dedicadas aos santos populares Santo Antônio, São João e São Pedro. De norte a sul do país, várias cidades se destacam por suas festividades juninas, oferecendo experiências únicas. Confira 10 destinos brasileiros imperdíveis:

As melhores cidades para festa junina

  1. Campina Grande, Paraíba: conhecida pelo “Maior São João do Mundo”, Campina Grande oferece shows, quadrilhas, comidas típicas e muita animação no Parque do Povo durante todo o mês de junho.
  2. Caruaru, Pernambuco: a “Capital do Forró” celebra o São João com shows, apresentações de quadrilhas, feira de artesanato e comidas típicas, especialmente no bairro Alto do Moura.
  3. Aracaju, Sergipe: a cidade se destaca pelo Forró Caju, um evento que reúne milhares de pessoas na Orla de Atalaia com shows, quadrilhas e comidas típicas.
  4. Mossoró, Rio Grande do Norte: famosa pelo “Pingo da Mei Dia” e suas grandes festas de São João, Mossoró oferece shows, quadrilhas e o “Auto da Liberdade”, uma encenação teatral ao ar livre.
  5. São Luís, Maranhão: o “São João de Todos” em São Luís inclui apresentações de bumba meu boi, danças típicas, shows e barracas de comidas regionais espalhadas por diversos arraiais.
  6. Olinda, Pernambuco: o“São João de Olinda” apresenta grupos folclóricos como Maracatu e Coco de Roda, enchendo as ruas de cores, músicas e danças típicas
  7. São Paulo, SP: a “Festa de São João de Nóis Tudim” no Centro de Tradições Nordestinas traz forró, comidas típicas, quadrilhas e brincadeiras durante alguns finais de semana.
  8. Belém, Pará: o “Arraial de Nazaré” em Belém oferece apresentações de quadrilhas, danças folclóricas, shows musicais e comidas típicas como tacacá e vatapá.
  9. Ceilândia, Distrito Federal: conhecida pelo “Maior Arraial do Cerrado”, Ceilândia transforma-se em um grande arraial durante junho, com eventos e atrações para todos.
  10. Corumbá, Mato Grosso do Sul: o “Pantanal em Festa” em Corumbá celebra as festas juninas com quadrilhas elaboradas e figurinos coloridos, atraindo turistas de todo o país.

Esses destinos oferecem uma imersão completa nas tradições juninas brasileiras, com muita música, dança, culinária típica e celebração.

Acompanhe tudo sobre:Festa JuninaBrasil

Mais de Pop

Por que hoje é o Dia Mundial do Rock? Saiba a origem da data

Dia Mundial do Rock: veja as 10 maiores bandas de todos os tempos

Dia Mundial do Rock: os shows que marcaram a história da música

Elon Musk nega que teria se voluntariado para doar esperma para a colonização de Marte

Mais na Exame