- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Dia Internacional da Cerveja: 8 curiosidades sobre a bebida mais consumida no mundo
A cerveja é uma das bebidas alcoólicas mais antigas do mundo
Modo escuro
Cerveja: Há indícios de que ela já era produzida desde 6000 a.C (Adermark Media/Getty Images)

Publicado em 4 de agosto de 2023 às, 10h44.
Última atualização em 4 de agosto de 2023 às, 15h16.
Toda primeira sexta-feira de agosto é comemorado o Dia Internacional da Cerveja, bebida alcoólica mais consumida do planeta. Beber uma cerveja está na tradição de muitas pessoas.
- Dia da Cerveja: 8 bares e restaurantes para comemorar a data em São Paulo
A cerveja é uma das bebidas alcoólicas mais antigas do mundo. Há indícios de que ela já era produzida desde 6000 a.C. pelas civilizações antigas do Egito, da Mesopotâmia e dos Sumérios. Não era necessariamente feita de trigo ou cevada, mas era fermentada com outros grãos.
Qual a origem do Dia da Cerveja?
A comemoração foi criada por Jesse Avshalomov e Evan Hamilton, dois amigos de San Francisco, na Califórnia (EUA), com o propósito de “unir o mundo para celebrar a cerveja”. A data, que era 5 de agosto, foi alterada pelos criadores em 2013, passado para ser sempre na primeira sexta-feira do mês de agosto, já que este é o dia da semana em que os bares ficam mais cheios.
A bebida chegou no Brasil junto com a família real e a corte portuguesa, em 1808. Dizem que Dom João VI gostava muito de tomar cerveja e não podia ficar sem bebe-la.
Como nesta época Portugal estava sob o domínio da França de Napoleão, também ficou praticamente impossível importar vinho e, ao mesmo tempo a abertura dos portos às nações amigas permitiu que a Inglaterra comercializasse cerveja no Brasil pela primeira vez.
Veja 8 curiosidades sobre a bebida mais consumida no mundo
Guinnes Book "livro dos recordes"
O chamado “livro dos recordes”, The Guiness Book, leva o nome da cerveja irlandesa cuja história teve início em 1975, a “Guiness”. Hugh Beaver era presidente da cervejaria em 1951 e se envolveu numa discussão durante uma caçada na Irlanda sobre qual seria a ave de caça mais veloz da Europa.
Percebendo que não havia livros em que ele pudesse conferir a resposta, Beaver decidiu fazer “Guinness Book of Records” e batizou a publicação com o nome da cerveja.
Oktoberfest (maior festival de cerveja do mundo)
O maior festival de cerveja do mundo é realizado na cidade de Munique, na Alemanha. Mas a festa não começou por causa da bebida, e sim como uma celebração de casamento.
Em 1810, o príncipe Ludwig von Bayern se casou com a princesa Therese von Sachsen-Hildburghausen. Os dois fizeram uma grande festa em Munique em que ofereceram aos convidados comidas e bebidas típicas do estado da Baviera. e cujo ápice foi uma corrida de cavalos.
Repetida nos anos seguintes, a festa tornou-se tradição e hoje é bem mais conhecida pelos milhões de litros de cerveja que são servidos a cada ano: 6 milhões, em média.
Mito sobre a "Barriga de cerveja"
A bebida é conhecida por proporcionais aos seus consumidores mais fieis a famosa "barriga de cerveja" ou "chopp". Entretanto, estudos comprovam que a cerveja não é a responsável pela gordura localizada na região. Ela apenas interfere no aumento de gordura corporal total.
Cerveja de Banana
No Congo, é produzida de forma artesanal uma cerveja feita a partir de banana, um dos principais produtos que movimentam a economia do país africano.
A água é a base para uma boa cerveja
A água representa praticamente 90% da base da cerveja e é essencial para o sabor da bebida. Tanto que muitas vezes é este o componente que caracteriza tipos de cerveja diferentes.
Na cidade de Pilsen, por exemplo, a água é pobre em sais e apropriada para a elaboração da clara e lupulada cerveja tipo Pilsen. Já a água de Munique já tem uma composição diferente que proporciona a fabricação da cerveja escura do tipo Munique. Cervejarias importantes levam em conta a qualidade e o volume da água na fabricação de cada tipo de cerveja.
Créditos
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
“A geração de energia caminha lado a lado com o desenvolvimento econômico”, diz Paulo Câmara
Desktop investe no interior e alcança 1 milhão de clientes de internet banda larga em São Paulo
CPFL fortalece sua estratégia ESG com compromissos ambiciosos para 2030
Uso de dados será principal desafio na gestão de pessoas em 2024
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.