Pop

Chico Buarque 80 anos: relembre as músicas mais tocadas da carreira do cantor

Artista carioca possui 537 obras musicais e mais de 1.300 gravações registradas

Chico Buarque, icônico cantor e compositor da Música Popular Brasileira (Pedro Gomes/Redferns/Getty Images)

Chico Buarque, icônico cantor e compositor da Música Popular Brasileira (Pedro Gomes/Redferns/Getty Images)

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter da Home

Publicado em 19 de junho de 2024 às 12h30.

Última atualização em 19 de junho de 2024 às 12h36.

Tudo sobreMúsica pop
Saiba mais

Nesta quarta-feira, 19 de junho, Chico Buarque celebra 80 anos. O cantor, compositor e escritor é reconhecido como um dos mais importantes poetas da música brasileira.

Buarque é considerado por muitos um dos principais representantes da Música Popular Brasileira (MPB), ao lado de grandes mestres como Gilberto Gil, Caetano Veloso, João Gilberto e Tom Jobim.

O artista carioca possui 537 obras musicais e mais de 1.300 gravações registradas na gestão coletiva da música no Brasil, de acordo com informações do Ecad, instituição responsável por arrecadar e distribuir direitos autorais de músicas.

Para celebrar o aniversário de Chico Buarque e seu legado na música brasileira, confira a seguir a lista das músicas mais tocadas do artista:

Iolanda (1999)

Composta em parceria com o cubano Pablo Milanés, "Iolanda" apresenta a entrega de um homem à sua amada. A melodia romântica de Chico Buarque é considerada uma das mais belas do MPB.

yt thumbnail

A banda (1966)

Uma das mais queridas pelos fãs, a canção conta a trajetória de uma banda que passa pela cidade, despertando diversas emoções entre os moradores. A música conquistou o primeiro lugar no Festival de Música Popular Brasileira de 1966.

yt thumbnail

João e Maria (1997)

A canção foi desenvolvida pela parceria entre Chico Buarque e o acordeonista Sivuca e encantou o público por representar as emoções, inocências e vulnerabilidades do primeiro amor.

yt thumbnail

Folhetim (1978)

A cança apresenta o drama de uma mulher que vive um romance intenso e sem perspectivas de futuro, com uma letra que explora questões como desejos, amadurecimento e mudanças.

yt thumbnail

Anos Dourados (1978)

Uma das mais populares da carreira de Chico Buarque, a canção "Anos Dourados" foi tirada do papel por meio de uma parceria do cantor com Tom Jobim. A música foi tema da minissérie homônima, que trata da saudade de um amor passado, com elementos de paixão e nostalgia.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:MúsicaMúsica popMPB

Mais de Pop

'Pedaço de Mim' está no top 5 mundial de séries mais assistidas da Netflix

Shelley Duvall, atriz de 'O Iluminado', morre aos 75 anos

'House of the Dragon': Ana Maria Braga vira Targaryen em série do Nubank

'MaXXXine' é baseado em um crime real? Quem foi o serial killer que deu origem ao Night Stalker

Mais na Exame