- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Quasar Flash, de antecipação de recebíveis, recebe aporte de R$25 milhões
O investimento foi liderado pelo fundo americano Valor Capital Group, que também investiu nos unicórnios Loft e Gympass
Modo escuro
Carlos Maggioli, fundador e presidente da Quasar Flash: a startup foi criada para oferecer crédito para as micro, pequenas e médias empresas brasileiras (Quasar Flash/Divulgação)
Publicado em 23 de setembro de 2020 às, 06h00.
Última atualização em 24 de setembro de 2020 às, 11h22.
A Quasar Flash, startup que antecipa recebíveis para micro, pequenas e médias empresas, anuncia nesta quarta-feira, 23, ter recebido um aporte de 25 milhões de reais, em sua rodada séria A, do fundo americano Valor Capital Group (Loft, Gympass). A empresa pretende investir o capital recebido para aprimorar as tecnologias usadas no seu processo digital de análise e concessão do crédito.
A startup nasceu da Quasar Asset Management, gestora independente criada por Carlos Maggioli em 2015. O empresário foi executivo do Itaú BBA por 8 anos e deixou o cargo para empreender. Seu objetivo era criar uma empresa capaz de mudar a forma de concessão de crédito para pequenas e médias empresas, que recebem menos atenção dos grandes bancos de varejo.
A ideia de uma plataforma de antecipação de recebíveis digital surgiu em 2017 e foi sendo construída de lá para cá. O aporte feito pelo Valor dá à empresa o capital necessário para colocar a estrutura para funcionar.
“A Quasar Flash chega como uma plataforma para alavancar a economia com foco nas pequenas e médias empresas, por meio de tecnologia, inteligência artificial e machine learning, para que seja um vetor crucial para a melhora econômica”, afirma Mario Mello, sócio de venture da Valor Capital Group, em nota.
A startup e o fundo estão confiantes de que uma nova norma sobre recebíveis aprovada pelo Banco Central, que deve entrar em vigor dia 3 de novembro, irá ajudar a expandir o mercado de antecipação de recebíveis no Brasil por dificultar as fraudes.
A nova norma estabelece que todos os recebíveis de cartão de crédito sejam registrados em uma central única. Com isso, os lojistas poderão fracionar o valor a ser recebido por cada nota na hora de tomar crédito. Para o credor, o registro funciona como uma garantia da validade da operação.
Processo digital
A Quasar Flash utiliza análise de dados, machine learning e inteligência artificial para analisar e oferecer propostas de antecipação de recebíveis aos clientes. O processo é feito de forma digital, pelo site da empresa, e requer cinco informações básicas para gerar a primeira proposta de crédito. O contrato é assinado digitalmente e o dinheiro pode cair na conta da empresa no mesmo dia.
Como estratégia de expansão, a startup foca em parcerias com marketplaces e outras empresas investidas pela Valor Capital. O objetivo é usar esses grandes players do mercado brasileiro para se aproximar das pequenas e médias empresas. Hoje já são oito contratos de originação assinados, segundo o presidente da Quasar Flash.
O aporte acelera os planos de crescimento do negócio. A equipe da startup, que era de seis pessoas no começo do ano, agora é de 30 funcionários. Além disso, o capital ajuda na criação de novos produtos, como conta digital e um cartão de crédito para a pessoa jurídica. “Nosso objetivo é começar 2021 já plugando novos produtos”, diz Maggioli.
Mais lidas em PME
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Com copos de plástico reciclado coletado no litoral brasileiro, Corona estreia no Primavera Sound
Com itens personalizados, Tramontina usa expertise para aproveitar alta dos presentes de fim de ano
Suvinil investe para criar embalagens e produtos mais sustentáveis
Inovação em nuvem e IA: a aposta da Huawei Cloud para o Brasil
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.