NPS: o melhor método de satisfação de clientes para aplicar no seu negócio

Esta métrica simples é amplamente utilizada por empresas para medir o nível de satisfação e fidelidade dos clientes; saiba como aplicar no seu negócio
Atualmente, a metodologia do NPS, sigla em inglês para Net Promoter Score, é um guia para a tomada de decisão de muitos negócios quando o assunto é relacionamento com cliente e experiência de marca (Getty Images/Getty Images)
Atualmente, a metodologia do NPS, sigla em inglês para Net Promoter Score, é um guia para a tomada de decisão de muitos negócios quando o assunto é relacionamento com cliente e experiência de marca (Getty Images/Getty Images)
T
Thais Cancian

Publicado em 20/04/2022 às 17:58.

Última atualização em 20/04/2022 às 18:33.

Fazer uma empresa crescer certamente não é tarefa fácil. E, no ímpeto de conquistar mais clientes e aumentar o faturamento, muitas companhias acabam deixando a desejar no quesito satisfação dos clientes. O problema é que, quando isso acontece, mesmo com a entrada de novos investimentos, esses negócios correm o risco de continuar com números estagnados -- ou até de desmoronar de vez.

Isso porque, atualmente, estamos vivendo a era do mercado que mais tem focado no cliente como uma das suas prioridades - o chamado Marketing 4.0, onde a tecnologia se faz fortemente presente e assume o posto mais relevante e assertivo na conexão entre marcas e consumidores.

Nesse cenário, conseguir criar bons relacionamentos com os consumidores é essencial para que, mais do que clientes, eles se tornem verdadeiros parceiros e promotores da marca – ou seja, pessoas que realmente acreditam, defendem e recomendam o seu negócio. 

Para ajudar empreendedores nessa missão, a EXAME Empreenda, newsletter semanal e gratuita sobre empreendedorismo da EXAME, indicou aos leitores a aplicação de uma metodologia simples, útil e cada vez mais conhecida: o NPS (sigla em inglês para Net Promoter Score).

Assine a EXAME Empreenda e receba de graça uma série de conteúdos, insights e recomendações sobre empreendedorismo que podem te ajudar a alavancar o seu negócio!

Na última edição da Empreenda, que chegou na caixa de entrada dos assinantes na manhã desta quarta-feira, 20 de abril, o tema apareceu em formato de dica dentro da sessão “indicação da semana”, que apresentou aos assinantes o livro Vencendo com Propósito: Como o NPS Pode Levar Sua Empresa a Um Novo Patamar de Sucesso. Escrita por Fred Reichheld, o “pai” do sistema NPS, a obra se propõe a explicar como as empresas devem mirar a felicidade para atingir a satisfação dos clientes e, por consequência, o sucesso.

Mas, afinal, o que é NPS e como ele é utilizado?

Estamos falando de um método de pesquisa de satisfação que visa a metrificar o nível de fidelidade dos consumidores de uma empresa e identificar tanto os promotores (aqueles que a indicariam para amigos e familiares) quanto os possíveis detratores (que tiveram uma experiência negativa e que, portanto, não pretendem recomendá-la para outras pessoas) da marca. Assim, é possível aprimorar a qualidade do produto e a experiência do cliente.

Para isso, o indicativo usa como base a chamada “pergunta definitiva”:

Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar nossa empresa/produto/serviço a um amigo ou familiar?

Com base nas respostas, é possível classificar os clientes nas seguintes categorias, de acordo com as pontuações atribuídas:

  • Notas 9 ou 10: promotores
  • Notas 7 ou 8: neutros
  • Notas 0 a 6: detratores

Saiba mais sobre a Newsletter EXAME Empreenda

Lançada no início de fevereiro, a Empreenda reúne as notícias mais relevantes e atuais sobre o universo empreendedor, além de trazer dicas de gestão, análises de cases de sucesso, insights valiosos e indicações de cursos, filmes e livros relacionados ao tema. Para receber o conteúdo gratuitamente em sua caixa de e-mail, basta fazer o seu cadastro gratuitamente clicando aqui.

Veja o que mais foi destaque na Empreenda desta semana:

  • Inspiração: com investimento de R$800, jovem empreendedora criou hamburgueria que fatura mais de R$50 milhões;
  • Vendas digitais: as dicas de dois especialistas em marketing para se destacar nas redes sociais;
  • Ranking EXAME Negócios em Expansão: prazo para inscrever sua empresa gratuitamente no ranking está chegando ao fim;
  • Case de sucesso: a história da Cansei de Ser Gato, e-commerce de produtos para gatos adquirido pela Petz em junho do ano passado;
  • Fala, MC: a importância do aprendizado contínuo para os empreendedores.

A Empreenda é enviada aos assinantes às quartas-feiras pela manhã. Quer receber a próxima edição e ficar por dentro de todas as novidades do universo empreendedor?

Clique aqui para assinar a EXAME Empreenda de forma gratuita!