Franquia quiosque tem alto retorno, dizem especialistas

Confira ainda 15 opções do modelo de negócio que pode ter investimento mais baixo do que uma franquia convencional

São Paulo - Espalhados pelos corredores dos shoppings do país, os quiosques são uma modalidade de franquia interessante para franqueados e franqueadores.

"A redução do modelo vale a pena porque reduz o investimento e os custos fixos. O retorno fica ainda maior", diz Alain Guetta, presidente da ABF-Rio.

"Com o preço de uma loja, é possível montar até três quiosques", avalia Guetta. Além do baixo custo, outra vantagem é estar em espaços que a loja não chegaria. "Os quiosques são bastante interessantes porque podem ir para locais que outros modelos não entrariam, por problemas de tamanho ou viabilidade financeira", explica o especialista em franquias e sócio diretor da Francap, André Friedheim.

"Um dos benefícios é ficar normalmente em lugares de grande circulação, com vista para os quatro lados e sem a cobrança de luvas", conta Liana Bittencourt, sócia da Bittencourt Consultoria.

Problemas
Apesar do investimento mais baixo e uma localização privilegiada, o modelo tem problemas, principalmente com a locação. "Os contratos em shoppings costumam ser com prazos curtos ou até mesmo indeterminado, o que dá ao shopping o direito de pedir para o franqueado sair de um mês para o outro", conta Liana Bittencourt, sócia da Bittencourt Consultoria.

Para driblar os possíveis problemas com os shoppings, outros locais podem receber quiosques, como universidades, hospitais, postos de gasolina, prédios comerciais e até municípios que não suportam lojas. "Em pontos alternativos é um mercado crescente e que tem potencial", diz Friedheim.

Mesmo assim, a escolha do ponto precisa ser cuidadosa. "O importante é ter o momento de consumo. Vi empresas que fizeram quiosques no metrô, onde tem muito fluxo e vendiam pouco, porque as pessoas passavam correndo por lá, não paravam para comprar", explica Liana.

Perfil do franqueado
É verdade que a operação é um pouco mais simples, mas exige as mesmas características comportamentais do candidato a franqueado e tanto cuidado quanto uma loja. "É comum que o próprio franqueado de uma loja opere um quiosque da mesma marca, em andares diferentes do shopping. Assim, não há concorrência e passa a ser um complemento", conta Liana.

Leia mais: 15 opções de franquias quiosques

Siga as notícias do site EXAME sobre pequenas e médias empresas no Twitter.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.