5 dicas para aprender online e desenvolver o seu negócio

Líder da Rede Mulher Empreendedora (RME) traz recomendações para empreendedores que desejam impulsionar seus negócios a partir de aprendizados obtidos em cursos online
Empreendedorismo: como desenvolver negócios aprendendo digitalmente (Hinterhaus Productions/Getty Images)
Empreendedorismo: como desenvolver negócios aprendendo digitalmente (Hinterhaus Productions/Getty Images)
Por Da RedaçãoPublicado em 24/07/2021 09:00 | Última atualização em 21/07/2021 14:48Tempo de Leitura: 4 min de leitura

Por Célia Kano, diretora da Rede Mulher Empreendedora

Em um contexto cada vez mais digital para os pequenos negócios, é vital que empreendedores saibam como se destacar, além de entender como podem tirar proveito de aprendizados pessoais e cursos online para que o empreendimento cresça.

Para ajudar empreendedores que desejam desenvolver se capacitar cada vez mais no ambiente online, reuni aprendizados que tive na Rede Mulher Empreendedora e na interação com as mulheres empreendedoras que passam pelos nossos programas de capacitação. Veja abaixo as cinco principais dicas:

1- Defina o que precisa melhorar

Primeiramente, defina as competências que precisa desenvolver como profissional ou as áreas que precisa melhorar no seu negócio. Uma boa dica é perguntar para pessoas próximas que têm a competência ou a área do negócio bem desenvolvida como elas aprenderam, se fizeram um curso ou se têm dicas para compartilhar. Talvez você tenha bons mentores próximos, mas não tenha notado ainda!

2- Entenda como você aprende

O aprendizado pode acontecer através de um livro, um curso ou mesmo com uma mentora. Entenda como você aprende melhor e o tempo que terá para se dedicar aos estudos. Crie uma rotina que funcione para você.

3- Estude online e de graça

Dizer que não estuda porque não possui dinheiro para investir não é uma boa justificativa. Hoje em dia, diversos conteúdos gratuitos são disponibilizados em redes sociais e em plataformas de vídeos como Youtube. Mapeie instituições que disponibilizam conteúdo e cursos gratuitos para quem empreende, como a Rede Mulher Empreendedora e Preta Hub. Um bom exemplo é a trilha Apoie uma Empreendedora no Youtube com 18 vídeo aulas sobre marketing, finanças, jurídico e rede de relacionamento, focadas para quem precisa digitalizar o seu negócio.

Além disso, algumas plataformas educacionais de curso online como o Linkedin Learning disponibilizam demonstração gratuita por tempo limitado no primeiro acesso. Aproveite esse benefício de algumas plataformas para experimentar e fazer cursos gratuitamente.

4- Execute

Conheci uma empreendedora que testava muito rápido as ideias que discutíamos e trazia na semana seguinte sempre os aprendizados que teve para discutirmos. Com ela aprendi que o aprendizado só fecha um ciclo depois que você testa e entende o que deu certo e o que deu errado. Nesse sentido, recomendo a palestra do Eric Ries sobre a gestão enxuta nos negócios: como testar suas ideias rápido e sem muitos gastos de dinheiro. Mais do que uma forma de gestão, Eric fala sobre a importância de sair das ideias e participar para a execução em ciclos pequenos, rápidos e sem grandes investimentos.

5- Participe de comunidades online

Compartilhar seus aprendizados é fundamental para você ouvir outros pontos de vista e se aprimorar. As redes sociais podem ser utilizadas para encontrar comunidades de pessoas com o mesmo desafio. Como exemplo, o grupo “Empreendedoras” do Facebook reúne 100 mil participantes e é uma comunidade de troca de experiências, ideias e dicas entre mulheres que possuem negócios. Quer aprender algo novo? Participe de uma comunidade online como este grupo e coloque sua dúvida para ouvir a recomendação de quem também empreende!

Tenha em mente que aprender é uma atitude empreendedora que gerará prosperidade não somente para o seu negócio, mas para você como indivíduo. O mundo virtual pode ser um facilitador nesse processo.

Bom estudo!

 

Sua jornada de empoderamento

Ser protagonista da sua carreira e ter uma jornada de empoderamento pode começar em qualquer momento da vida profissional. Para ajudar que mais mulheres tenham uma jornada de sucesso, a Exame Academy oferece o curso Woman Empowerment Program (WEP) junto com a Fin4she.

O curso promove encontros para ensinar mulheres (e homens também) sobre protagonismo, eneagrama, inteligência emocional, storytelling, autoconhecimento, comunicação e muito mais.

Para quem se engajar na programação e quiser mais, o curso WEP está com inscrições abertas para a próxima turma até o final de julho. Serão encontros online e ao vivo em agosto com carga horária de 9 horas. Além das aulas, que ficarão disponíveis durante 1 ano na plataforma de conteúdo do WEP, as participantes também têm chances de receber uma mentoria exclusiva de 1h com Fin4She e BTG (do mesmo grupo que controla a EXAME), representadas por Carol Cavenaghi e Alessandra Libman em um sorteio exclusivo. Confira mais aqui.

Fique por dentro das principais tendências do empreendedorismo brasileiro. Assine a EXAME. 

De 1 a 5, qual sua experiência de leitura na exame?
Sendo 1 a nota mais baixa e 5 a nota mais alta.

Seu feedback é muito importante para construir uma EXAME cada vez melhor.