Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Pix ficará de fora da Black Friday nas principais redes de varejo do país

Mercado Livre, Magalu, B2W e Via Varejo não utilizarão o novo sistema de pagamentos instantâneos; sistema poderia agilizar envios e reduzir custos

Modo escuro

 (Busakorn Pongparnit/Getty Images)

(Busakorn Pongparnit/Getty Images)

G
Gabriel Rubinsteinn

Publicado em 26 de novembro de 2020 às, 14h58.

Lançado no início de novembro, o Pix oferece uma série de vantagens para a realização de operações financeiras, especialmente em relação à agilidade e baixo custo das transações. Mas o novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central vai ficar de fora da Black Friday, ou, ao menos, de fora da Black Friday das maiores redes de varejo do país.

O uso do Pix para pagamentos de compras online poderia oferecer vantagens logísticas para as empresas, já que os pagamentos pelo sistema são aprovados rapidamente, e também de custos, pois além de evitar fraudes com cartões, o Pix não depende de intermediários para processar as operações.

Mesmo assim, as maiores redes de varejo do Brasil, como Magazine Luiza, MercadoLivre, B2W (Americanas, Submarino e Shoptime) e Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio), não oferecerão aos seus clientes nenhuma forma de pagamento utilizando o Pix.

Empresas do mesmo grupo de algumas desses redes, como Ame (B2W) e Mercado Pago (Mercado Livre), no entanto, não apenas utilizam o Pix em suas carteiras digitais, como oferecem o uso do sistema para seus clientes — mas não nas lojas da própria companhia. "A chegada do Pix com certeza causará impactos na logística, que serão muito positivos ao consumidor. Com a aprovação do pagamento quase que instantânea, o fluxo de estoque do lojista fica muito mais dinâmico e ágil, já que o fornecedor não precisa reservar o produto até uma compensação do pagamento, que muitas vezes não acontece, como no caso de pagamentos por boleto. Assim, ao processar uma venda com o Pix, o lojista pode começar os procedimentos de envio quase que imediatamente", disse Rodrigo Furiato, Diretor de Carteira Digital do Mercado Pago, à EXAME.

Segundo Rodrigo, os usuários do Mercado Pago poderão utilizar o Pix para fazer pagamentos em compras nas lojas de seus parceiros comerciais, que utilizam a plataforma para processar os pagamentos — mas isso não inclui o Mercado Livre: "Neste primeiro momento, o Pix está disponível em frentes de negócios como as máquinas Point, Código QR, pela conta Mercado Pago e, nos próximos dias, para os links de pagamento e e-commerces que utilizam o checkout do Mercado Pago". Esta última opção, apesar de bastante comum em e-commerces, não é utilizada pelo Mercado Livre, que, apesar de pertencer ao mesmo grupo, possui um sistema próprio de checkout.

Por isso, o Mercado Livre não utilizará o Pix na Black Friday 2020 e, segundo a assessoria de imprensa da companhia, o "uso do sistema está previsto para o ano que vem". Já o Magazine Luiza, também através de sua assessoria, disse que o "Magalu ainda não vai utilizar a tecnologia nesta edição da Black Friday" e que "os projetos com a tecnologia serão divulgados futuramente". A Via Varejo informou que "não irá oferecer pagamentos com o Pix nesta Black Friday", mas ressalta que "usuários do banQi [carteira digital das Casas Bahia] já possuem o Pix disponível no app para cadastro e realização de transferências". A B2W preferiu não comentar o assunto.

O Banco Central, por sua vez, diz que o sistema poderia agilizar a entrega de mercadorias e promover uma gestão mais eficiente para as empresas: "Os comerciantes, pequenos ou grandes, que já se prepararam para receber com Pix, poderão disponibilizar aos clientes uma forma de pagamento muito simples e segura, e que tem a disponibilização imediata dos valores recebidos e a notificação instantânea do recebimento. As características do Pix potencializam a conversão e possibilitam a melhor gestão do estoque, pois impede casos em que o produto fica retido por mais de um dia aguardando confirmação do pagamento, e o envio mais célere dos produtos".

Além disso, a instituição afirma que o Pix já está totalmente habilitado para uso por Pessoas Jurídicas, ressaltando que fez diversas participações públicas para auxiliar o varejo a adotar o sistema e que tecnicamente não existem impeditivos para sua adoção: "O uso do Pix para pagamento de compras na Black Friday depende dos varejistas já aceitarem esse método de pagamento e da população escolher este método de pagamento. Não há como prever se haverá um movimento de intensificação já na Black Friday, uma vez que o lançamento do Pix é bastante recente. Mas, se houver, o ecossistema está preparado para lidar com um volume mais elevado”.

O Pix poderia ser utilizado pelas redes de varejo como alternativa aos boletos, através dos QR Codes Dinâmicos, em que o sistema gera um código QR exclusivo, com valor pré-estabelecido e que funciona para apenas uma transação. Neste caso, a vantagem é a compensação instantânea do pagamento, que pode agilizar o envio da mercadoria, e a redução dos custos, já que não seria necessário ter uma instituição financeira intermediando a operação, como acontece com os boletos, que são emitidos pelos bancos.

A alternativa, entretanto, parece não ter caído nas graças das grandes redes de varejo e, assim, consumidores que fizerem compras nessas lojas durante a Black Friday deverão utilizar os métodos de pagamento tradicionais, mais lentos e, para os próprios lojistas, também mais caros.

Últimas Notícias

ver mais
Open banking agora será open finance, declara BC
PIX e open banking

Open banking agora será open finance, declara BC

Há um ano
BC adia para setembro de 2022 funcionamento completo do open banking
seloMinhas Finanças

BC adia para setembro de 2022 funcionamento completo do open banking

Há 2 anos
Pix ganha prêmio internacional de inovação em meios de pagamento
PIX e open banking

Pix ganha prêmio internacional de inovação em meios de pagamento

Há 2 anos
Seis meses de Pix: como avançamos e quais são os próximos passos?
PIX e open banking

Seis meses de Pix: como avançamos e quais são os próximos passos?

Há 2 anos
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais