- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Yduqs, ex-Estácio, divulga primeiros resultados à espera do Ibmec
A ação da Yduqs acumula alta de quase 50% nos últimos 12 meses, em meio à expectativa de maior número de alunos e aquisição do grupo Adtalem
Modo escuro
Aula no Ibmec: compra do grupo Adtalem pela Yduqs ainda aguarda aprovação do Cade (Ibmec/Divulgação)
Publicado em 12 de março de 2020 às, 05h50.
Última atualização em 12 de março de 2020 às, 15h35.
São Paulo — A companhia de educação Yduqs, dona da rede Estácio, divulga resultados nesta quinta-feira, 12, após o fechamento do mercado. As ações da companhia caíram 16% nas últimas duas semanas, puxadas para baixo pela crise generalizada causada pelo coronavírus (o Ibovespa caiu 18% no mesmo período). Ainda assim, as perspectivas para o setor de educação e para a Yduqs, em particular, são boas.
Diferente de outros segmentos, como o de turismo ou o mercado aérea, as empresas de educação não tendem a sofrer tanto com a pandemia de coronavírus. Isso porque dificilmente um aluno vai abandonar o curso por conta da doença, e tem ainda a possibilidade de fazer boa parte do curso de forma remota.
Coronavírus à parte, os resultados desta quinta-feira serão os primeiros com um trimestre completo após o anúncio da aquisição em outubro da operação brasileira da Adtalem, dona de marcas como Ibmec, Wyden e Damasio Educacional. O negócio custou 1,9 bilhões de reais e ainda precisa ser aprovado pelo Cade, conselho de defesa da concorrênica. Na visão de analistas, a aquisição tem o potencial de colocar a empresa em outro patamar. Na conferência sobre os resultados do trimestre, que acontece na sexta-feira, 13, executivos da Yduqs podem dar mais detalhes dos planos para a integração das novas marcas quando os reguladores aprovarem a transação.
Para o quatro trimestre, o consenso dos analistas é de receita de 832 milhões de reais, queda de 4% em relação ao mesmo período de 2018. As aquisições e altos custos de marketing devem fazer o lucro ficar em torno de 157 milhões de reais, queda de 91%.
A Yduqs, vale lembrar, deixou a desejar em alguns pontos no terceiro trimestre de 2019, o que fez a ação cair 4% em um dia na ocasião. A empresa teve queda na receita e lucro líquido de 152 milhões de reais naquele período, 21% menor do que em 2018 e mais fraco que os 208 milhões esperados pelo mercado.
Ainda assim, há motivos para comemorar em uma empresa que viveu momentos difíceis desde que o governo federal freou o Fies, a partir de 2017. A estratégia da companhia desde então tem sido buscar formas de aumentar seu patamar de mais de 570.000 alunos sem depender do governo. Um dos caminhos é o ensino à distância, que tem crescido a cada ano e teve alta de 25% em número de alunos no terceiro trimestre.
No segmento presencial, importante por suas mensalidades maiores, o número de alunos em cursos presenciais caiu “somente” 3,4% na graduação no terceiro trimestre, ainda com a redução de 35% nos alunos presenciais vindos do Fies. Os cursos de medicina têm tido alta no número de alunos na Yduqs, o que é considerado um ponto positivo pelos analistas devido às altas mensalidades.
Tudo isso fez a ação da empresa subir quase 50% nos últimos 12 meses. Os números do quarto trimestre vão ajudar a mostrar se a companhia está de fato no rumo certo.
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Com copos de plástico reciclado coletado no litoral brasileiro, Corona estreia no Primavera Sound
Com itens personalizados, Tramontina usa expertise para aproveitar alta dos presentes de fim de ano
Suvinil investe para criar embalagens e produtos mais sustentáveis
Inovação em nuvem e IA: a aposta da Huawei Cloud para o Brasil
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.