Yara vende ações da Fosfertil para Vale por US$ 785 milhões

A mineradora já havia comprado as ações da Bunge, da Fertilizantes Heringer e da Fertilizantes do Paraná e agora garante o controle da empresa de fertilizantes
 (EXAME.com)
(EXAME.com)
D
Da RedaçãoPublicado em 03/07/2012 às 16:09.

A Vale deve comprar as ações da Fosfertil que estão em poder da Yara Fertilizantes por 785 milhões de dólares. A mineradora anunciou nesta sexta-feira que assinou com a Yara um contrato de opção de compra da participação de 15,5% do capital da Fosfertil.

A Vale também anunciou na quarta-feira a assinatura de um contrato de opção de compra de ações da Fertifos, que detém 56,73% do capital da Fosfertil. A mineradora terá direito de comprar 1,46% das ações da Fertifos que estão em poder da Fertilizantes do Paraná e da Fertilizantes Heringer. O preço por ação pago à Yara será o mesmo acertado com essas duas empresas.

O negócio com a Yara só não será fechado caso a aquisição das ações da Fosfertil em poder da Bunge não seja concluída. A transação está sujeita às aprovações usuais de órgãos governamentais competentes. Caso o negócio seja aprovado, a Vale também lançará uma oferta pública obrigatória para comprar as ações ordinárias detidas pelos acionistas minoritários da Fosfertil pelo mesmo preço pago aos controladores.

A Vale não revelou sua estratégia em relação às ações preferenciais - que têm mais liquidez no mercado, A mineradora poderá fazer uma oferta pelos papéis no futuro, mas não há garantia de que o preço oferecido será vantajoso aos minoritários, já que os papéis não possuem "tag along" (extensão da oferta feita aos controladores para os acionistas minoritários).