- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Rappi muda as regras do jogo para o Carrefour - e o varejo brasileiro
Com a parceria com o app de delivery, o Carrefour criou um serviço de entrega de bebidas geladas 24 horas por dia
Modo escuro
Gôndola de supermercado: não há crise de verdade com inflação baixa, e tudo indica que a inflação brasileira vai continuar em queda (Germano Lüders/Exame)
Publicado em 10 de maio de 2019 às, 18h00.
Última atualização em 8 de junho de 2020 às, 13h55.
A parceria da Rappi com o Carrefour é recente, mas a startup laranja das entregas já transformou o negócio da varejista. Presente em 13 cidades, a parceria foi firmada no começo do ano. Para facilitar o delivery, o Carrefour está criando novos serviços e alterando a configuração de algumas de suas lojas.
Como consequência, vê as vendas pelo comércio eletrônico se multiplicarem. O comércio eletrônico, pela Rappi, site ou aplicativo, cresceu 84% em vendas no primeiro trimestre do ano.
O mix de produtos mais vendidos pelo aplicativo é diferente, então as lojas físicas estão passando por mudanças para facilitar o trabalho dos entregadores.
Um exemplo de mudança é a criação da entrega de bebidas geladas 24 horas por dia. As entregas são feitas a partir de uma unidade Express, o formato de proximidade da rede, em São Paulo. Há diversas geladeiras no local, com as principais cervejas do mercado, além de água e refrigerante. “Percebemos uma demanda muito grande por essa categoria”, afirmou Paula Cardoso, diretora do Carrefour eBusiness, em teleconferência com a imprensa para apresentação dos resultados.
Além de aumentar as vendas, a parceria com o app de entrega traz novos clientes à varejista. Cerca de 40% de quem compra pelo app é um consumidor novo para o Carrefour.
O comércio eletrônico é a divisão que mais cresce dentro da companhia, que além das lojas Carrefour ainda é dona do atacarejo Atacadão. Claro, também é hoje a menor divisão. Representa 11% do faturamento total da companhia, contra 6% há um ano.
“Vamos continuar investindo o necessário para ser líder no e-commerce de supermercados. As vendas do segmento alimentar acabaram de começar, ainda é um jogo que precisa ganhar escala”, disse Cardoso.
Ainda que seja relevante, a parceria com a Rappi não é a única iniciativa do grupo para impulsionar o comércio eletrônico. A empresa também está cadastrando mais vendedores no seu marketplace, que já tem mais de 2 mil sellers e 1,9 milhão de itens diferentes. O marketplace cresceu 332% no ano e representa 23% das vendas totais, contra 10% há um ano.
Além disso, há 13 supermercados com a modalidade Retire de Carro em operação. Mais que acelerar as vendas online, a modalidade de clique e retire também impulsiona as vendas das lojas físicas. Cerca de 32% das entregas resultam em uma compra adicional.
Segundo Noël Prioux, CEO do Carrefour Brasil, quanto mais canais de contato com o consumidor, melhor. Quando um cliente compra em mais de um canal, gasta 30% a mais com o Carrefour e deixa de buscar o concorrente, diz.
No entanto, o concorrente não está parado. O Grupo Pão de Açúcar irá expandir o serviço James Delivery, aplicativo de entrega de tudo, para São Paulo. A startup, que até então atuava apenas em Curitiba, foi adquirida pelo grupo em dezembro para fazer entregas em até uma hora de itens urgentes para as lojas do Pão de Açúcar e Extra, bem como de produtos de restaurantes e drogarias.
Além disso, o marketplace de serviços GetNinjas é mais nova entrada do Grupo Pão de Açúcar no relacionamento com startups. Os aplicativos, lojas virtuais e supermercados das bandeiras Extra e Pão de Açúcar oferecerão aos consumidores a contratação de serviços e o registro como prestador de atividades, por meio de uma integração com a plataforma da GetNinjas.
Não há mais dúvidas: a expansão dos aplicativos chegou para transformar as gigantes tradicionais do varejo.
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
“A geração de energia caminha lado a lado com o desenvolvimento econômico”, diz Paulo Câmara
Desktop investe no interior e alcança 1 milhão de clientes de internet banda larga em São Paulo
CPFL fortalece sua estratégia ESG com compromissos ambiciosos para 2030
Uso de dados será principal desafio na gestão de pessoas em 2024
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.