Prêmio Melhores e Maiores 2022: prazo prorrogado

Saiba aqui como sua empresa pode participar da mais tradicional premiação de economia e negócios do Brasil
 (Leandro Fonseca/Exame)
(Leandro Fonseca/Exame)
Por Da RedaçãoPublicado em 01/05/2022 09:00 | Última atualização em 10/05/2022 13:29Tempo de Leitura: 4 min de leitura

As inscrições para a 49ª edição do Melhores e Maiores, o mais tradicional e reconhecido prêmio da economia brasileira, foram prorrogadas. Este ano, as empresas que quiserem concorrer a alguma das 18 categorias principais precisam acessar este link e preencher os dados até o dia 18 de maio.

As informações das empresas serão enviadas diretamente ao departamento responsável do Ibmec, responsável pela metodologia da premiação. Assim como na edição passada, a premiação levará em conta não só indicadores financeiros e contábeis, mas também o crescimento das empresas e boas práticas sociais, ambientais e de governança. Um escopo maior, mais efetivo e mais atual.

“Melhores e Maiores sempre foi a premiação mais reconhecida da economia brasileira. Considerando também as ações no âmbito social, ambiental e de governança, conseguimos ter um retrato mais atual e mais fiel das empresas com bons resultados e práticas responsáveis”, afirma Lucas Amorim, diretor de redação da EXAME.

A metodologia visa ampliar o conceito de maior e melhor. “O quantitativo já não é o suficiente. Nossos indicadores incorporam o papel da empresa dentro da sociedade à avaliação, de modo que ele seja colocado em primeiro plano”, destaca Amorim.

Para a análise mais ampla e criteriosa possível, um comitê de especialistas escolhido pela direção da EXAME vai validar os dados para chegar às vencedoras do ano. Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o prêmio deste ano.

Qual o objetivo da premiação Melhores e Maiores?

Se a crise resultante da covid-19 em 2020 resultou no maior recuo do Produto Interno Bruto desde 1996, a economia brasileira conseguiu atingir um crescimento de 4,6% no ano passado. Para isso, muitas empresas se reinventaram por meio de uma série de inovações e de transformação digital. Nosso desafio é mapear o desempenho empresarial brasileiro nesse cenário ao mesmo tempo turbulento e desafiador, mas cheio de oportunidades.

Quais são as principais categorias da premiação?

As empresas podem indicar sua classificação em 18 categorias: Agronegócio; Alimentos e Bebidas; Atacado e Varejo; Bens de Capital e Eletroeletrônicos; Saneamento e Meio Ambiente; Energia; Farmacêutico e Beleza; Transporte, Logística e Serviços Logísticos; Papel e Celulose; Telecomunicações; Química e Petroquímica; Tecnologia e Mídia; Mineração; Moda e Vestuário; Imobiliário; Saúde; Serviços Financeiros; Siderurgia e Metalurgia. Em caso de dúvida sobre adequação da categoria, o melhor critério é a origem do faturamento, de onde vem a maior parte da receita da empresa.

Quais são as categorias especiais de Melhores e Maiores?

Além das 18 categorias principais, serão premiadas a startup do ano e o empreendedor social do ano, eleitos por um comitê executivo da Exame. Esta edição também trará as listas dos maiores bancos, cooperativas, empresas de educação e seguradoras, por ordem de faturamento.

Quem pode se inscrever na premiação?

Empresas de capital aberto ou com dados públicos, a exemplo das demonstrações contábeis no Diário Oficial dos estados, balanços divulgados em fontes fidedignas (B3 e CVM) e veículos de comunicação idôneos de grande circulação.

Como minha empresa pode se inscrever?

Por meio deste link de inscrição, até o dia 18 de maio de 2022.

Minha empresa não tem dados públicos. Ela pode se inscrever?

Sim, se até a data de 17 de maio os dados forem publicados no site da sua empresa.

Quando o ranking será publicado?

O ranking será publicado na edição de agosto da Exame deste ano.

Qual período será levado em consideração?

O levantamento, sempre seguindo rigorosos critérios de avaliação, analisará os dados relativos a 2021, ano que registrou 4,6% de crescimento do PIB.

Quem fará a análise dos dados?

Para a edição de 2022, a Exame contará com uma metodologia exclusiva desenvolvida pelo Ibmec, uma das principais escolas de negócios do Brasil, para avaliar as empresas de setores diversos da economia. Uma comissão escolhida pela direção da Exame vai validar os resultados para chegar às melhores empresas do ano.

Que critérios serão levados em consideração na avaliação das empresas?

Três critérios serão levados em consideração: resultados contábeis das empresas, crescimento dentro do segmento e responsabilidade social, ambiental e compliance corporativo (que inclui governança, responsabilidade social e ambiental e histórico). A metodologia completa pode ser conferida aqui.

Minhas dúvidas não foram resolvidas. Qual o canal de comunicação para obter mais informações?

As empresas participantes que sentirem necessidade de retificar informações poderão entrar em contato com a equipe responsável pela captação e conferência dos dados por meio do e-mail: mmexame@ibmec.edu.br.

Veja Também

Das empresas ativas no Brasil, 69% são MEIs
Negócios
Há 4 semanas • 3 min de leitura

Das empresas ativas no Brasil, 69% são MEIs