Acompanhe:
seloNegócios

Porto Seguro anuncia resultados em meio a transição no conselho

Seguradora divulga balanço nesta sexta-feira e deve apresentar aumento das despesas gerais e administrativas

Modo escuro

Continua após a publicidade
Porto Seguro: seguradora brasileira vale 17,5 bilhões de reais na bolsa (Porto Seguro/Divulgação)

Porto Seguro: seguradora brasileira vale 17,5 bilhões de reais na bolsa (Porto Seguro/Divulgação)

R
Redação Exame

Publicado em 3 de maio de 2019 às, 07h17.

Última atualização em 3 de maio de 2019 às, 07h57.

A seguradora Porto Seguro divulga nesta sexta-feira o último de seus balanços trimestrais que terá Jayme Garfinkel à frente do conselho de administração. No cargo desde 1978, o executivo é filho de Abrahão Garfinkel, fundador da Porto Seguro, e considerado personagem importante para a companhia nas últimas décadas. O executivo deixa o cargo após uma transição de dois anos, enquanto seu filho Bruno assume a presidência no dia 31 deste mês — a filha Ana Luiza também passará a fazer parte do conselho.

A transição acontece em um momento em que a Porto Seguro deve apresentar aumento das despesas gerais e administrativas e da sinistralidade, principal índice para as seguradoras e que mede a relação entre as despesas para operar um serviço e o faturamento obtido com ele. De acordo com projeção do Bradesco BBI, a expectativa é de que o índice combinado, que mede esses dois aspectos, tenha um avanço de 3,7 pontos percentuais para 95,7% no primeiro trimestre do ano (quanto mais próximo a 100%, pior).

Já o lucro deve permanecer quase no mesmo patamar do mesmo período do ano passado, com uma leve alta de 2,8% para 286 milhões de reais – estimativas mais pessimistas, como a do BTG Pactual, estima que a seguradora vai lucrar 241 milhões de reais. O faturamento (de prêmios retidos), por sua vez, deve crescer 3,2% para 3,79 bilhões de reais, segundo o BBI, “ajudado por taxas mais baixas, resultados financeiros mais robustos e descontinuidade de um serviço móvel no quarto trimestre”, segundo relatório escrito por Rafael Frade, analista do Bradesco BBI.

Uma das maiores seguradoras do Brasil e na casa dos 14,5 bilhões de reais em valor de mercado, a Porto Seguro tem mais de 29.000 corretores espalhados pelo Brasil e mais de 50 produtos para públicos distintos, com seguros de automóveis, patrimônio e finanças.

Fundada em 1945 e com sede em São Paulo, a Porto Seguro terá, assim como outras empresas tradicionais do setor, o desafio de concorrer com o crescente número de concorrentes, incluindo seguradoras estrangeiras, além das inovações no mercado – como o surgimento das insurtechs, startups de seguro que podem trazer novidades a preços mais em conta. As insurtechs ainda representam menos de 1% do setor no Brasil, enquanto lá fora, essa fatia já representa quase 10% do faturamento. Uma reportagem de EXAME publicada em 2016 mostra que as seguradoras tradicionais não são as primeiras a investir em novidades, mas que a movimentação no mercado pode ser uma oportunidade para o setor se modernizar.

Outro desafio para as seguradoras, em um setor que movimenta mais de 140 bilhões de reais por ano, é a própria retomada da economia e do mercado de seguros, que sofre durante crises mas vem voltando a se aquecer após a recessão brasileira. Para a Porto Seguro, a tarefa será alinhar tradição e a marca conhecida com as novidades e percalços do setor. Um bom desafio para os herdeiros da seguradora paulistana.

Últimas Notícias

Ver mais
Porto tem trimestre acima do consenso; Kakinoff quer manter ritmo de crescimento
Exame IN

Porto tem trimestre acima do consenso; Kakinoff quer manter ritmo de crescimento

Há um mês

Porto abre inscrições para o primeiro Programa de Estágio de 2024
seloCarreira

Porto abre inscrições para o primeiro Programa de Estágio de 2024

Há um mês

Porto cria empresa de serviços para crescer 'fora do aquário'
seloNegócios

Porto cria empresa de serviços para crescer 'fora do aquário'

Há 3 meses

“Jornada de crescimento vai continuar”, diz CEO da Porto após lucro mais que dobrar no 3º tri
seloMercados

“Jornada de crescimento vai continuar”, diz CEO da Porto após lucro mais que dobrar no 3º tri

Há 4 meses

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais